Covid-19Justiça

SIM preocupado com médicos e reclusos infectados

O Sindicato Independente dos Médicos denuncia para o facto de as entidades não estarem a «falar verdade» relativamente aos dados sobre o número de médicos infectados por coronavírus 19.

O SIM afirma ainda que tem vindo a alertar para «a falta de materiais de protecção adequados e racionados com base em critérios discutíveis e preconizando-se o seu uso minimalista; e para a necessidade de despistagem, com testes aplicados a todos os profissionais com contacto próximo, mesmo que assintomáticos».

Para o Sindicato, «o ministério da Saúde não só tenta desvalorizar o atingimento dos médicos, inclusive fazendo repetida menção ao contágio fora de contexto profissional (como se não tivessem direito a ter vida familiar e social), como tentou escamotear números».

Acusam ainda a directora geral da DGS de insistir que os médicos infectados o haviam sido fora dos ambientes hospitalares e de não indicar a percentagem de médicos nessa situação, referindo sempre «profissionais de saúde».

O SIM enviou ainda nos últimos dias dois alertas formais à ministra da Justiça relativamente à situação que se vive nas prisões, e em particular no Hospital Prisional de São João de Deus.

«Faltam equipamentos de proteção individual, desinfetantes e outros equipamentos ou, pelo menos, não há efetiva disponibilização dos mesmos.

Do Ministério da Justiça não chegou sequer uma resposta.

Foi dado conhecimento de ambos os ofícios ao senhor Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Não houve resposta.

Para combater a pandemia é fundamental proteger e testar nas prisões e não se cingir ao esvaziamento das prisões administrativamente como defendeu o senhor Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *