Covid-19País

SIM exige «Falem verdade senhores governantes!»

O Sindicato Independente dos Médicos manifesta o seu agradecimento às Câmaras Municipais e à sociedade civil que «se mobilizaram no combate ao novo coronavíus e deixa um veemente apelo ao Governo para que proteja os profissionais de saúde, pois só assim a população poderá estar protegida».

Segundo o SIM, já estão mais de 100 médicos infetados e outros tantos enfermeiros, «mas o Secretário de Estado da Saúde tenta iludir os portugueses com um jogo de palavras entre o racionamento e a racionalização dos testes.

Que mensagem pretende passar o Governo perante o crescimento da ameaça?

Que os médicos exageram quando pedem há meses maior capacidade diagnóstica? Quando pedem alargamento dos testes pelo menos a todos os hospitais e que os testes não dependam de barreiras burocráticas como uma linha telefónica que não funciona?

A proteção dos profissionais é fundamental. Devem ser efetuados testes a médicos, enfermeiros, restantes profissionais de saúde e funcionários de lares, antes de entrarem nos locais de trabalho pelo menos depois de terem contacto com doentes infetados, mesmo que permaneçam assintomáticos.»

O SIM afirma que não quer alimentar polémicas e que continua a «apelar, a implorar, a exigir ao Governo a generalização dos testes».

O teste aos assintomáticos será a melhor forma de reduzir o contágio e a mortalidade, libertando recursos para combater os restantes e graves problemas que afetam o SNS onde infelizmente não estava tudo bem nem está tudo bem.

Por outro lado, o SIM louva «a atitude dos portugueses, das empresas, das autarquias locais, das instituições e das forças de proteção civil que tudo têm feito para nos ajudar» e deixa um agradecimento «aos milhares de colegas que combatem no terreno. É nossa obrigação e assim continuaremos».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *