Famosos

SIC desmonta defesa de Cristina Ferreira em tribunal e acusa-a de mentir

O processo interposto pela SIC contra Cristina Ferreira, por quebra de contrato unilateral para voltar à TVI já está em tribunal e a SIC não poupou esforços para atacar a apresentadora.

Cristina Ferreira argumenta que tinha um cargo de consultora e que nunca tomou decisões na programação do canal, mas a SIC garante que “nunca lhe foram deferidas quaisquer funções de direção estratégica”, apenas “para o exercício das funções de consultoria executiva, as quais seriam exercidas ‘na dependência do diretor-geral de Entretenimento’, Daniel Oliveira”, lê-se no processo, segundo a Vidas.

A SIC detalhou a função de consultora que frisava a “definição da direção estratégica e programação da SIC, podendo ser consultada sobre os rostos da estação, os formatos e programas atuais e futuros da autora, as estreias, os eventos especiais organizados, as movimentações na concorrência e ainda sobre comunicações e audiências”. “Nunca foram prometidas ou acordadas quaisquer funções executivas ao nível de qualquer direção da autora” nem “alguma vez esteve em causa qualquer função de direção na estrutura” da SIC. 

A SIC diz ainda que Cristina Ferreira” assumiu a cordenação editorial de todos os programas que apresentou (…) Para além de ‘O Programa da Cristina’, Cristina Ferreira escolheu livremente o outro formato que quis apresentar: O programa ‘Prémio de Sonho'”. 

E o canal afirma que Cristina Ferreira sempre foi consultada quando solicitado pela direção ou quando o desejou fazer por iniciativa própria, desmentindo a sua versão de que “tenha visto frustrados ou violados quaisquer direitos ou sequer meras expectativas cuja criação pudesse ser, de alguma forma, imputada à autora”.

A comunicadora na defesa alega que Francisco Pinto Balsemão lhe garantiu que ia mudar a situação, mas a SIC nega e garante que não há fundamentação para a quebra do contrato por justa causa. 

Relativamente ao matinal, a apresentadora acusa a SIC de expor a sua vida privada, mas o canal nega.”A Cristina era a principal coordenadora do mesmo, sendo a principal responsável pela gestão da equipa e de conteúdos, pelo controlo criativo (…) e formato do programa (…) pelo que o nível de exposição aí assumido por Cristina Ferreira foi por si querido e equacionado, devendo correr por conta das rés os riscos que estas identificaram”. 


Outro ponto e “ao contrário do que afirmam as rés, a existência de micro-espaços e IVRs (chamadas de valor acrescentado) são realidades que, desde início, sempre se encontraram previstas como elementos queridos e pretendidos pelas partes na execução do contrato. Pelo que não é verdade que tais realidades tenham resultado de qualquer alicimanento por parte da autora ou qualquer aliciamento por parte desta para que fossem incluídas no contexto de ‘O Programa da Cristina'”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *