Distrito de Setúbal

Setúbal | Verba para os transportes públicos é reduzida em quase 700 mil euros

A verba monetária para a rubrica dos transportes públicos dos passageiros, aprovada na reunião pública extraordinária de 30 de novembro no âmbito do Orçamento Municipal de 2023, foi reduzida em quase 700 mil euros.

Este montante de 2 milhões e 728 mil euros, utilizado para pagar aos Transportes Metropolitanos de Lisboa o serviço da Carris Metropolitana, acabou por ser reduzido para 2 milhões e 61 mil euros nesta proposta de orçamento.

“A redução na verba disponível para os transportes públicos de passageiros surge após a decisão do Orçamento de Estado em apoiar as autarquias neste setor”, explicou o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Setúbal ao Diário do Distrito, revelando que este apoio estatal, no caso de Setúbal, tem um valor aproximado de 700 mil euros.

O município sadino, para além do investimento na Carris Metropolitana, também aprovou a redução do preço do passe municipal de 30 euros para 20 euros. Com a estimativa de que serão feitos 50 mil passes municipais até ao final do ano, a autarquia disponibilizou meio milhão de euros para suportar este desconto aos cidadãos do concelho.

Esta despesa de meio milhão de euros não está enquadrada na rubrica dos transportes públicos de passageiros, mas sim, na rubrica de transferências correntes para as famílias.

A Câmara Municipal de Setúbal encontra-se a “ultimar o acordo com os Transportes Metropolitanos de Lisboa” no qual exprime a forma de como se vai concretizar este apoio ao passe municipal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *