Atualidade

Setúbal recebe prémio pelas boas práticas ambientais e sustentáveis

O galardão ECOXXI, da Associação Bandeira Azul da Europa, foi entregue à vereadora da Câmara Municipal com o pelouro do Ambiente, Carla Guerreiro, pelo presidente da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, numa cerimónia realizada no dia 25 de outubro, na Lousã, onde estiveram presentes os representantes dos municípios candidatos.

Setúbal destacou-se pelas boas práticas na área da Promoção da Educação Ambiental por Iniciativa do Município, que avalia o empenho dos municípios na formulação de uma estratégia de educação ambiental, na implementação de projetos de informação, educação e sensibilização ambiental e nos equipamentos de educação ambiental, ou equiparados, disponíveis.

A Bandeira Verde atribuída a Setúbal foi também em parte conquistada pelo projeto pedagógico “Maleta Sustentável”, desenvolvido para a comunidade escolar em 2018 e que Setúbal implementou juntamente com os municípios de Palmela e Sesimbra, por iniciativa da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, que os três concelhos integram.

O projeto “Maleta Sustentável”, facultado pela Câmara Municipal de Setúbal às escolas do concelho, traduz-se numa ferramenta pedagógica com o objetivo de preparar crianças e jovens para a transição do atual modelo de exploração dos recursos do planeta e para novos modos de atuação e interação com o meio envolvente.

Este ano candidataram-se 53 municípios ao Programa ECOXXI, maioritariamente localizados na região Norte e Centro do país, tendo sido atribuídas 48 bandeiras verdes.

A Bandeira Verde (ECOXXI) visa reconhecer e divulgar boas práticas ambientais na política pedagógica dos municípios, considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável.

Para que um município seja distinguido com este galardão tem que evidenciar um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes com os princípios de desenvolvimento sustentável, sendo a avaliação realizada anualmente pela comissão nacional da ABAE, com recurso a um conjunto de 21 indicadores e mais de 65 sub-indicadores.

De entre o conjunto de parâmetros em análise são avaliadas, a título de exemplo, as temáticas relativas a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Gestão de Recursos, ao Ordenamento do Território e Mobilidade, a Sociedade Civil e Emprego, ao Turismo e a Agricultura Sustentável.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *