Distrito de Setúbal

Setúbal recebe campanha de rastreio da Fundação Portuguesa do Pulmão para fumadores

Setúbal está entre as capitais de distrito que vão acolher, a partir desta semana, uma campanha de rastreio da Fundação Portuguesa do Pulmão direcionada a fumadores e ex-fumadores, com histórico de 10 a 15 anos a fumar cerca de um maço por dia.

O presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), José Alves, explicou à Lusa que com esta ação de rastreio à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que em Portugal está subdiagnosticada, a ideia é detetar doentes precocemente, uma vez que depois de instalada a doença a capacidade pulmonar não reverte.

«O primeiro objetivo é tentar alterar a epidemiologia da DPOC, porque se estivermos à espera do diagnóstico quando ela já está instalada teremos de lidar com uma doença que é irreversível e progressiva».

A ação vai concretizar-se com o apoio de várias juntas de freguesia, em Setúbal decorrerá na Junta de Freguesia de São Sebastião (Setúbal), nos dias 1, 2 e 3 de junho, e também nas juntas de São Domingos de Benfica (Lisboa), Matosinhos e Leça da Palmeira (Porto), na União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras (Évora)

As espirometrias (exame usado para diagnosticar a DPOC) vão ser feitas com a presença de um técnico com pessoa que vai ser rastreada, e o respectivo médico vai estar a acompanhar remotamente.

Dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias divulgados no final do ano passado indicam que, em 2018, a DPOC foi responsável por 2.834 óbitos e, apesar da redução verificada no número de fumadores na população acima dos 15 anos, “é expectável que o número de doentes cresça nos próximos anos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *