CrimeDistrito de SetúbalPaís

Setúbal | PSP apreende mais de meio milhão de euros a rede que furta catalisadores 

A Polícia de Segurança Pública (PSP), deteve seis homens suspeitos por furtos de catalisadores, em Setúbal e Lisboa. Foram ainda apreendidos cerca de 546 mil euros em dinheiro e 68 placas prensadas de metais preciosos oriundos do processamento de catalisadores, com um valor avaliado em 100 mil euros.

A operação foi realizada pela PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, em conjunto com a Autoridade Tributária. Na investigação, foram emitidos seis mandados de detenção, oito buscas domiciliárias e dezenas de buscas não domiciliárias nos distritos de Setúbal e Lisboa.

Os detidos foram configurados pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado, recetação, fraude fiscal, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

“Ao longo da investigação, foi possível indiciar um grupo de suspeitos que se dedicava ao furto e à recetação de catalisadores furtados e que constituía um nível de recetação intermédia e final, uma vez que os catalisadores eram entregues em empresas responsáveis pelo processamento e venda dos metais preciosos que compõem este tipo de componente automóvel”, afirmou a Polícia de Segurança Pública.

No seguimento da operação, as empresas foram alvo de buscas, “sendo possível revelar que, para além da atividade económica lícita, na recolha e tratamento de resíduos, possuíam um mercado paralelo ilícito”.

Os suspeitos “recebiam catalisadores furtados de diversos locais do país e, após o devido processamento, exportavam toneladas de catalisadores já triturados, obtendo assim lucros avultados de quantias monetárias”, revelou a PSP.

Na sequência da operação foram apreendidos 546 mil euros em dinheiro, 68 placas prensadas de metais preciosos provenientes do processamento de catalisadores, avaliadas em 100 mil euros, dois revólveres de calibre .32 e munições, uma pistola de calibre 6.35 mm e munições, cartuchos de calibre 12, duas armas de airsoft, três automóveis de gama alta, vários catalisadores furtados, ferramentas utilizadas para os furtos, vários telemóveis e material informático e documentação relativa à prática ilícita de transações comerciais de metais preciosos.

A investigação resultou na detenção de seis homens com idades compreendidas entre os 23 e os 43 anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *