AgendaDistrito de Setúbal

Setúbal promove o Dia da Cultura Húngara

A cultura húngara está em destaque em Setúbal a 14 de maio, num evento a realizar na Casa da Baía, com demonstrações de dança e música, gastronomia e workshops, e que contará com a visita do embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Halmai, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Debrecen, István Puskás, cidade geminada com Setúbal.

O Dia da Cultura Húngara, promovido pela Embaixada da Hungria, a Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Cultural Novas Ideias, integra um programa municipal mais abrangente, iniciado a 14 de outubro com o Dia da Cultura Coreana, que visa a divulgação dos costumes e culturas de outros países junto dos setubalenses.

O evento, a decorrer entre as 14h00 e as 20h00, com atividades repartidas pelo interior e exterior da Casa da Baía, contempla um workshop e demostrações de danças folclóricas pelo grupo Hajdú e dois apontamentos musicais com ritmos de jazz e música tradicional húngara pelo trio Contempo, que dá a conhecer o instrumento tradicional húngaro cimbalom.

O programa inclui uma demonstração de teqball, modalidade desportiva inventada por húngaros, um workshop gastronómico dinamizado pela chef da Embaixada da Hungria, um workshop criativo com motivos tipicamente húngaros e outro dedicado ao sistema de escrita das runas húngaras.

O Dia da Cultura Húngara conta ainda com exposições, patentes na Casa da Baía entre as 14h00 e as 20h00, sobre “Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád” e “Húngaros no Futebol Português” e uma terceira mostra sobre o último rei húngaro, Carlos de Habsburgo, falecido há cem anos e cujo túmulo se encontra na Madeira.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *