DestaqueDistrito de Setúbal

Setúbal | Proibida a circulação em troço de estrada de acesso à Praia da Figueirinha

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, no âmbito da sua ação de vigilância, detetou um bloco de rocha de grandes dimensões, que apresenta indícios de instabilidade e uma extensa fissura de afastamento, localizado na Serra da Arrábida, sobre a Rua Círio da Arrábida, logo após o terceiro túnel, a seguir à Praia da Figueirinha, sentido Creiro.

A situação apresenta um elevado risco de queda, e risco potencial elevado para pessoas, bens e infraestrutura rodoviária, «devido a apresentar uma fenda de tração no topo do bloco de rocha com uma abertura significativa, que se propaga ao longo de vários metros, e um conjunto de fraturas que circundam esse mesmo bloco».

Face ao risco decorrente da circulação de viaturas e pessoas, e no âmbito da ativação do Plano de Emergência de Proteção Civil, em situação de Alerta, a Câmara Municipal de Setúbal determina o encerramento do troço da Rua do Círio da Arrábida, a partir do túnel da praia da Figueirinha, sentido nascente/ponte, e a partir da Praia de Galapos, sentido poente/nascente.

O encerramento deste troço decorre entre 8 e 28 de fevereiro, período considerado suficiente para concluir os referidos Estudos Geológicos e Geotécnicos e tomar medidas de contenção e eliminação do risco, que consistirá no desmonte da rocha e recuperação da arriba, com posterior reposição dos sistemas de proteção e contenção.

Neste troço de ligação entre as praias da Figueirinha e de Galapos, é proibida toda a circulação rodoviária, sejam veículos motorizados ou velocípedes, bem como pedonal, não sendo, assim, possível qualquer presença humana na área para qualquer fim, incluindo atividades como a pesca, o turismo, de lazer e desportivas.

Devido ao encerramento deste troço, o acesso do lado de Setúbal só será possível até à Praia da Figueirinha, devendo, em caso de necessidade de prosseguir, efetuar-se o restante percurso pela estrada superior da Serra da Arrábida, reentrando depois via Portinho da Arrábida, praia do Creiro ou praia de Galapos.

Na nota do município enviada ao Diário do Distrito, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, dá conta de que promoveu ontem uma reunião com os responsáveis da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da empresa Secil, para se preparar um plano de prevenção e a atuação urgente, de modo a ser desenvolvida uma solução para contenção e eliminação do risco.

«Devido à urgência da situação, encontra-se já a ser desenvolvido um Estudo Geológico e Geotécnico que servirá de suporte ao Projeto de Execução para a obra, e que permitirá minimizar significativamente o risco associado àquela arriba» refere o comunicado.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *