Distrito de Setúbal

Setúbal | Presidente da câmara convoca protesto contra a Alsa Todi

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou, na reunião com a população de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra sobre o funcionamento da Alsa Todi na freguesia no dia 23 de setembro, um protesto que irá ser realizado dia 1 de outubro junto ao estádio do Vitória de Setúbal, no centro da cidade sadina, com o objetivo de pressionar a empresa de transportes públicos a cumprir com o contrato de concessão.

“É altura de virmos para a rua e denunciarmos que o serviço não está a ser cumprido com o que foi estipulado no contrato e pôr em causa o nome da empresa”, apelou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ao mesmo tempo que explica que “o problema em Setúbal não é falta de autocarros, mas sim a falta de motoristas”.

Perante esta falta de recursos humanos, que provém de situações de baixa, sobrecarga horária em vários motoristas e a política de baixos salários, André Martins diz ser “importante esclarecer” que “não compete à Câmara Municipal terminar o contrato com a empresa” e que isso é “uma competência dos Transportes Metropolitanos de Lisboa”, empresa responsável pela gestão do serviço de transportes públicos na Área Metropolitana.

Com esta manifestação pública, o presidente sadino, pretende “colocar em causa o nome da empresa” prejudicando-a em futuros concursos públicos que esta empresa se venha a candidatar, de modo a exercer uma grande pressão sobre a companhia, para que os transportes passem a funcionar segundo aquilo que está contratualizado.

A Alsa Todi venceu o concurso de concessão da Área 4, onde estão cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, Setúbal, Alcochete, Moita, Montijo e Palmela. Com a entrada deste serviço de transportes públicos no dia 1 junho de 2022, a operadora tem se mostrado incapaz de satisfazer as necessidades da população e muito menos assegurar a “grande revolução dos transportes públicos” que tinha sido prometida por todos os municípios e pelos Transportes Metropolitanos de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *