Distrito de Setúbal

Setúbal | “Os 13” celebram 101 anos de história e associativismo

O Grupo Desportivo “Os 13” comemorou o 101º aniversário, esta quinta-feira, num dia de festa e lembrança da fundação desta coletividade que vinca o associativismo na cidade de Setúbal há mais de 100 anos.

Como fundadores Francisco Biscaia da Silva, José Augusto Pereira e Silva, Artur Ferreira Leal, Carlos José da Silva Gomes e Alberto da Silva Neto desta associação, criada a 1 de dezembro de 1921, foram lembrados e destacados entre as várias direções e órgãos sociais que, ao longo do tempo, foram erguendo esta coletividade em conjunto com todos os sócios e amigos do clube.

De manhã começaram os festejos com um desfile da Fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de S. José, tal que foi sucedida pelo hastear das bandeiras na sede do Grupo Desportivo “Os 13”.

João Praia, jovem presidente da associação, realçou, durante as comemorações, a abertura do espaço da sede à cultura, com foco especial no teatro e nos festejos das épocas festivas, com o exemplo mais recente do Magusto nos “13”.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, refere que é com “satisfação” que celebra este marco e que “Os 13” “não estão sozinhos nesta caminhada”, sendo que podem contar com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião. Na mesma intervenção, Nuno Costa ainda felicitou a direção que, perante dificuldades, “não baixaram os braços e reergueram a coletividade”.

Uma sessão solene com gratificação aos sócios mais antigos da casa tomou palco durante a tarde, ao que se seguiu o canto dos parabéns e um moscatel em honra de mais de 100 anos de associativismo e de cultura popular.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *