Distrito de SetúbalDistritosJustiça

Setúbal | ‘Operação VESCI’ desmantela rede de comércio de folha de tabaco triturada

A operação ‘VESCI’, realizada em Portugal entre os dias 27 de junho e 5 de julho, entre as autoridades portuguesas e espanholas, permitiu desmantelar uma rede ilegal de comércio de folha de tabaco triturada que operava nos dois países, tendo sido detidas três pessoas em Lisboa, Setúbal e Évora, e apreendidos mais de 120 quilos de produto.

Esta operação faz parte de uma investigação que decorria há cerca de um ano, período durante o qual foram apreendidas cerca de 3,5 toneladas de produtos de tabaco, nomeadamente folha de tabaco e tabaco de corte fino, de acordo com um comunicado da GNR.

No decorrer da operação em Portugal, foi dado cumprimento a três mandados de detenção fora de flagrante delito e a 55 mandados de busca, dos quais 24 domiciliárias e 31 em armazéns, garagens e veículos.

Nesta operação ‘VESCI’ foram apreendidos mais de 120 quilos de folha de tabaco de corte fino, cerca de seis mil cigarros de fabrico artesanal e diversas máquinas utilizadas na trituração e acondicionamento dos produtos de tabaco, e ainda apreendidas matérias-primas diversas utilizadas na produção ilícita, como tubos para cigarros, mais de 30 mil euros em numerário, 17 viaturas ligeiras e equipamentos informáticos.

De acordo com a GNR, a operação culminou com o cumprimento dos mandados e a detenção de três homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 52 anos, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Évora.

No comunicado, a GNR refere ainda que «ao longo da investigação que decorreu no último ano, foi apreendido um total de cerca de 3,5 toneladas de produtos de tabaco, nomeadamente folha de tabaco e tabaco de corte fino, e detidas mais quatro pessoas para além das já mencionadas, as quais se encontravam diretamente relacionadas com a prática dos ilícitos em investigação, cuja prestação tributária em dívida (IEC-IT e IVA) ao Estado Português ascendia a 712.477,50 euros».

Foram ainda constituídos 10 arguidos, com idades ente os 23 e os 62 anos, «indiciados pela prática de factos suscetíveis de consubstanciar o crime de associação criminosa, introdução fraudulenta no consumo qualificada, fraude fiscal qualificada e recetação de mercadoria objeto de crime aduaneiro».

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *