Cantinho da BicharadaDistrito de Setúbal

Setúbal | Novo parque canino e requalificação do CROACS

Foi inaugurado esta sábado um novo parque canino com mais de mil metros quadrados, dotado de equipamentos de lazer, inaugurado esta tarde na Quinta da Amizade, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Setúbal.

O parque está equipado com um conjunto de equipamentos direcionados para o lazer e exercício físico dos animais, semelhante a uma pista de obstáculos, e conta com sessenta metros de comprimento e vinte de largura, num total de mil e duzentos metros quadrados.

O recinto, circunscrito com uma cerca de madeira, dispõe de quatro equipamentos para os animais, a par de uma papeleira e sacos para apanha de dejetos, assim como um bebedouro acessível a animais.

Este parque canino, com capacidade máxima para seis animais em simultâneo, fica integrado naquele que vai ser o futuro Parque Urbano da Quinta da Amizade, numa resposta da Junta de Freguesia a uma necessidade apontada pelos munícipes daquele bairro habitacional.

O presidente da Junta de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, José Belchior, destacou a importância desta obra, um investimento de cerca de 50 mil euros, vocacionado «para o bem-estar animal, que, apesar de estar localizado na zona da Quinta da Amizade, serve toda a freguesia».

Parque Canino – DR -CM Setúbal

O novo parque canino, cuja área envolvente vai, futuramente, ser beneficiada com um novo arranjo paisagístico, incluindo zonas ajardinadas com rega automática e reforço da estrutura arbórea, dispõe de zonas de circulação pedonal com pavimento em pavet.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou que a obra, inaugurada no Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, reveste-se de «particular importância, uma vez que dá continuidade à estratégia municipal para garantir o bem-estar animal».

CROAC recebeu obras de beneficiação

Ainda no garante do bem-estar animal, foi hoje também inaugurada a obra de beneficiação e ampliação do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, baptizado de Casa da Bicharada.

CROACS – DR -CM Setúbal

«Este é um espaço de verdadeiro respeito e valorização do bem-estar animal», sublinhou Maria das Dores Meira, na inauguração das obras de requalificação executadas na nova Casa da Bicharada, instalada no Parque Municipal de Poçoilos.

Neste projeto de ampliação e requalificação, num investimento da ordem dos 140 mil euros do município, com uma comparticipação financeira de 15 mil euros da Direção-Geral das Autarquias Locais, tem destaque a criação de um recinto para alojamento em grupo.

Esta nova área do CROAC está organizada em 14 parcelas vedadas, com 70 metros quadrados, para grupos de quatro a seis animais, e dispõe de espaços vedados para atividade física, área de ensombramento e uma box modelar de madeira, com iluminação natural, com dez metros quadrados, para abrigo e pernoita.

Os parques deste recinto para alojamento em grupo feito em função do porte e faixa etária dos animais, os quais ficam esterilizados, vacinados, desparasitados e disponíveis para adoção, estão posicionados em ambos os lados – sete em cada lado – de um espaço central/logradouro com diversas utilizações.

O espaço, «muito amplo para o alojamento de cães», realçou a autarca, conta com arbustos para ensombramento e equipamentos fixos de lazer, os quais estão integrados numa «área enorme onde há mais liberdade e, claro, espaço para os animais correrem e se exercitarem».

A zona central do recinto para alojamento em grupo inclui também dois acessos distintos, um dos quais pedonal e rodoviário, exclusivo para as equipas de manutenção, e o outro destinado a visitantes, para proporcionar uma melhor interação entre visitantes e animais para adoção.

As obras contemplaram também a requalificação do atual pavilhão de alojamento, agora direcionado para acomodação específica de animais, nomeadamente em situações de isolamento, o qual recebeu, numa área adjacente, um novo parque exterior, vedado, direcionado para o exercício.

A Casa da Bicharada conta, igualmente, com um espaço polivalente, o qual resulta da reabilitação de um edifício, que inclui, entre outras, uma área de pombal, zona para alojamento de gatos e locais destinados a serviços de apoio.

Nesta área do equipamento está incluído um armazém para guardar a ração, areia para os gatos, gaiolas de captura e de transporte, laços e outros equipamentos, espaços para dois cavalos, para cem ovinos ou caprinos, um pombal para trezentas aves e, em breve, uma sala de banhos e tosquia.

Foram, ainda, criados dois sanitários com duche e cacifos individuais e uma área para a colocação de máquinas de lavar roupa.

«Esta velha vacaria tem agora capacidade para alojar oitenta cães e inclui também dois gatis, um dotado de 21 boxes para um ou dois gatos e, outro, com espaço para os trinta animais da campanha Capturar-Esterilizar-Devolver que aqui é dinamizada», referiu Maria das Dores Meira.

Na Casa da Bicharada, num dos pavilhões já existentes, funciona uma sala cirúrgica e uma outra para apoio veterinário, que garantem, entre o variado leque de intervenções médico-veterinárias, a realização da campanha municipal CED – Capturar-Esterilizar-Devolver.

«Se em 2010 a equipa era constituída por quatro pessoas, agora dispõe de dez elementos, entre os quais três médicos veterinários» explicou ainda a autarca sadina.

CROACS – DR -CM Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *