Cantinho da BicharadaSetúbal

Setúbal | Novo parque canino e requalificação do CROACS

- publicidade -

Foi inaugurado esta sábado um novo parque canino com mais de mil metros quadrados, dotado de equipamentos de lazer, inaugurado esta tarde na Quinta da Amizade, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Setúbal.

O parque está equipado com um conjunto de equipamentos direcionados para o lazer e exercício físico dos animais, semelhante a uma pista de obstáculos, e conta com sessenta metros de comprimento e vinte de largura, num total de mil e duzentos metros quadrados.

O recinto, circunscrito com uma cerca de madeira, dispõe de quatro equipamentos para os animais, a par de uma papeleira e sacos para apanha de dejetos, assim como um bebedouro acessível a animais.

Este parque canino, com capacidade máxima para seis animais em simultâneo, fica integrado naquele que vai ser o futuro Parque Urbano da Quinta da Amizade, numa resposta da Junta de Freguesia a uma necessidade apontada pelos munícipes daquele bairro habitacional.

O presidente da Junta de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, José Belchior, destacou a importância desta obra, um investimento de cerca de 50 mil euros, vocacionado «para o bem-estar animal, que, apesar de estar localizado na zona da Quinta da Amizade, serve toda a freguesia».

Parque Canino – DR -CM Setúbal

O novo parque canino, cuja área envolvente vai, futuramente, ser beneficiada com um novo arranjo paisagístico, incluindo zonas ajardinadas com rega automática e reforço da estrutura arbórea, dispõe de zonas de circulação pedonal com pavimento em pavet.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou que a obra, inaugurada no Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, reveste-se de «particular importância, uma vez que dá continuidade à estratégia municipal para garantir o bem-estar animal».

CROAC recebeu obras de beneficiação

Ainda no garante do bem-estar animal, foi hoje também inaugurada a obra de beneficiação e ampliação do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, baptizado de Casa da Bicharada.

CROACS – DR -CM Setúbal

«Este é um espaço de verdadeiro respeito e valorização do bem-estar animal», sublinhou Maria das Dores Meira, na inauguração das obras de requalificação executadas na nova Casa da Bicharada, instalada no Parque Municipal de Poçoilos.

Neste projeto de ampliação e requalificação, num investimento da ordem dos 140 mil euros do município, com uma comparticipação financeira de 15 mil euros da Direção-Geral das Autarquias Locais, tem destaque a criação de um recinto para alojamento em grupo.

Esta nova área do CROAC está organizada em 14 parcelas vedadas, com 70 metros quadrados, para grupos de quatro a seis animais, e dispõe de espaços vedados para atividade física, área de ensombramento e uma box modelar de madeira, com iluminação natural, com dez metros quadrados, para abrigo e pernoita.

Os parques deste recinto para alojamento em grupo feito em função do porte e faixa etária dos animais, os quais ficam esterilizados, vacinados, desparasitados e disponíveis para adoção, estão posicionados em ambos os lados – sete em cada lado – de um espaço central/logradouro com diversas utilizações.

O espaço, «muito amplo para o alojamento de cães», realçou a autarca, conta com arbustos para ensombramento e equipamentos fixos de lazer, os quais estão integrados numa «área enorme onde há mais liberdade e, claro, espaço para os animais correrem e se exercitarem».

- publicidade -

A zona central do recinto para alojamento em grupo inclui também dois acessos distintos, um dos quais pedonal e rodoviário, exclusivo para as equipas de manutenção, e o outro destinado a visitantes, para proporcionar uma melhor interação entre visitantes e animais para adoção.

As obras contemplaram também a requalificação do atual pavilhão de alojamento, agora direcionado para acomodação específica de animais, nomeadamente em situações de isolamento, o qual recebeu, numa área adjacente, um novo parque exterior, vedado, direcionado para o exercício.

A Casa da Bicharada conta, igualmente, com um espaço polivalente, o qual resulta da reabilitação de um edifício, que inclui, entre outras, uma área de pombal, zona para alojamento de gatos e locais destinados a serviços de apoio.

Nesta área do equipamento está incluído um armazém para guardar a ração, areia para os gatos, gaiolas de captura e de transporte, laços e outros equipamentos, espaços para dois cavalos, para cem ovinos ou caprinos, um pombal para trezentas aves e, em breve, uma sala de banhos e tosquia.

Foram, ainda, criados dois sanitários com duche e cacifos individuais e uma área para a colocação de máquinas de lavar roupa.

«Esta velha vacaria tem agora capacidade para alojar oitenta cães e inclui também dois gatis, um dotado de 21 boxes para um ou dois gatos e, outro, com espaço para os trinta animais da campanha Capturar-Esterilizar-Devolver que aqui é dinamizada», referiu Maria das Dores Meira.

Na Casa da Bicharada, num dos pavilhões já existentes, funciona uma sala cirúrgica e uma outra para apoio veterinário, que garantem, entre o variado leque de intervenções médico-veterinárias, a realização da campanha municipal CED – Capturar-Esterilizar-Devolver.

«Se em 2010 a equipa era constituída por quatro pessoas, agora dispõe de dez elementos, entre os quais três médicos veterinários» explicou ainda a autarca sadina.

CROACS – DR -CM Setúbal


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui