Distrito de Setúbal

Setúbal | Navio patrulha oceânico realiza missão e treino no Sado

O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo esteve atracado, esta terça-feira, em frente ao Mercado do Rio Azul em Setúbal. O instrumento naval encontra-se numa missão nacional de vigilância e de treinos a cadetes.

Segundo apurou o Diário do Distrito, o navio militar está a assegurar a busca e salvamento no mar, ao mesmo tempo que fiscaliza os espaços marítimos que se encontram sobe jurisdição nacional. O NRP 360 Viana do Castelo conta com 58 elementos na embarcação, tendo como capitão-tenente Ricardo Sá Granja.

Entre os tripulantes encontram-se 14 cadetes do 3º ano da Escola Naval que, nesta viagem, testam os seus conhecimentos teóricos de uma forma mais prática. Neste sentido, além da vigilância, a embarcação tem exercido vários treinos militares, sendo que em Setúbal foi realizado um exercício com o navio e um helicóptero.

A embarcação militar passou a integrar a armada portuguesa a 30 de dezembro de 2010. Este navio foi contruído com a vocação de atuar na zona económica exclusiva nacional de uma forma não combatente, mas sim, de atuar na fiscalização e no cumprimento da autoridade portuguesa enquanto estado soberano.

O veículo marítimo tem uns impressionantes 83 metros de cumprimento e pode chegar aos 21 nós de velocidade, o que se equipara a 40 quilómetros por hora.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *