Distrito de Setúbal

Setúbal | Mercado do Livramento marca 146 anos de existência

O Mercado do Livramento celebra, esta quinta-feira dia 28 de julho, o 146º aniversário do espaço que à tanto tempo vem preencher a cultura piscatória e regional do concelho e do distrito de Setúbal.

Foi em 1876 que o Mercado do Livramento foi contruído e começou a receber e a alojar alguns negócios regionais, sendo a inauguração oficial, onde ganhou todo o seu esplendor, no ano de 1930, antes da Segunda Guerra Mundial.

Repleto de arte antiga e com uma estrutura clássica e rica para todos os olhos que ali passam, o mercado nem sempre esteve nos melhores dias. Com a queda de uma parede com azulejos centenários, a Câmara Municipal de Setúbal, sentiu que era um dever recuperar e requalificar as instalações do mercado, acontecimento que sucedeu entre 2010 e 2011.

Este mercado não é só conhecido pela idade e pela história que acarreta, pois a qualidade dos produtos locais e da lota, são inigualáveis à escala mundial, sendo que em 2014 a revista USA Today, reconheceu o Mercado do Livramento como um dos melhores mercados de peixe do mundo.

Cultura, arte e gastronomia, são as palavras que caminhão junto com este mercado em 146 anos de história e representatividade do conselho de Setúbal. O mercado não é apenas um edifício, é uma raiz que compõe a árvore da cidade de Setúbal, que hoje está em festa, por aquele que é um símbolo único e especial das terras do sado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *