Distrito de SetúbalDistritosSociedade

Setúbal | Jovens têm oportunidade de tocar nos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

A 13ª etapa da peregrinação nacional dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está a decorrer na Diocese de Setúbal, até 1 de dezembro. Para muitos jovens, é a oportunidade de tocar pela primeira vez na cruz e no ícone mariano.

“O contacto com estes símbolos não deixa ninguém indiferente: a Cruz foi um momento mais curto, mas o Ícone foi muito especial, consegue-se perceber que são símbolos, certamente, como outros que temos, mas há ali história, há ali muita vida e há muita fé de muita gente que foi carregando e que foi passando esses símbolos e que se consegue sentir ali”, referiu Catarina Barreto, da Paróquia de Santa Maria da Graça e São Julião, à Agência ECCLESIA.

O evento está a ser recebido com alegria nas paróquias da Vigararia de Setúbal. Os jovens têm assim a oportunidade de transportar a cruz e o ícone que foram oferecidos pelo Papa João Paulo Segundo (fundador da JMJ), à juventude.

“É um sonho! Estes símbolos já viajaram mais do que eu na vida, poder tocar, poder estar presentes em vários momentos, temos essa possibilidade de estar em vários momentos, há quem só possa estar em alguns, é um sonho”, sublinha Patrícia Branquinho, da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada.

Para Mariana Santa, estudante de Educação Básica no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), “receber os símbolos é uma oportunidade única”, além de “levar Jesus ao outro”, adiantando que a expetativa para participar pela primeira vez numa JMJ “está muito alta”.

Os jovens e as comunidades paroquiais das sete Vigararias de Setúbal vão transportar a cruz e o ícone mariano “para espaços públicos, para instituições, para estações de comboio, vão às universidades”, em preparação da JMJ Lisboa que se realiza de 1 a 6 de agosto de 2023.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *