CulturaDistrito de Setúbal

Setúbal: José Saramago homenageado no dia do centenário

José Saramago vai ser homenageado no próximo dia 16 de Novembro com uma placa junto a uma oliveira na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, no dia em que se completam 100 anos sobre o nascimento do escritor.

A placa, que contém uma frase retirada de “Memorial do Convento”, obra de referência da literatura portuguesa, vai ser colocada às 11h00 junto da oliveira plantada a 18 de Junho em frente ao Mercado do Livramento, numa iniciativa do Teatro Estúdio Fontenova, com a colaboração da Câmara Municipal sadina, no dia em que passaram 12 anos sobre a morte de José Saramago, ocorrida em 2010, com 87 anos.

O dia do centenário do nascimento do escritor vai ainda ser assinalado em Setúbal com a apresentação de três peças de teatro – “Quem Quer Ser Saramago”, pela Andante Associação Artística, inserida no ciclo “Não Tenhamos Pressa, mas não Percamos Tempo”, da Trimagisto, “À Boca Fechada”, pelo TAS – Teatro de Animação de Setúbal, e “Caim ou a Divina Cegueira”, pelo Teatro Estúdio Fontenova.

Nascido em 16 de Novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998 e do Prémio Camões em 1995 tem sido ao longo deste ano alvo de uma homenagem a nível nacional por ocasião do centenário do seu nascimento, sendo as comemorações em Setúbal resultado de uma parceria entre a Fundação Saramago e a Câmara Municipal.

Em Setúbal, o programa das comemorações inclui exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras actividades evocativas de Saramago, quer enquanto escritor, quer enquanto cidadão com uma marca vincada na sociedade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *