Distrito de SetúbalEducação

Setúbal | IPS candidato a projetos de alojamento estudantil

O Instituto Politécnico de Setúbal passou à segunda fase de seleção de candidaturas, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, com três projetos de construção/renovação/ampliação de residências para estudantes, em Setúbal, Barreiro e Sines. Projetos que são financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência.

O IPS está assim entre as 154 manifestações de interesse selecionadas para admissão à fase 2, de um total de 201 submetidas, preparando-se para avançar formalmente com as três candidaturas a financiamento, através de propostas mais detalhadas e aperfeiçoadas de acordo com as recomendações do painel independente responsável pela avaliação. 

No que toca à Residência de Estudantes de Santiago, nas imediações do campus de Setúbal do IPS, está prevista a renovação do edifício existente e a sua ampliação, uma intervenção com conclusão prevista até fevereiro de 2025 e que resultará em 85 camas adicionais, perfazendo um total de 379 vagas de alojamento. 

Para servir a população estudantil da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS),  o IPS candidata-se a financiamento para uma construção nova em terreno cedido pelo município, com capacidade para 50 camas. 

O IPS prevê ainda uma terceira construção de raiz, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Sines e que pretende servir os estudantes da nova Escola Superior a erigir no Alentejo Litoral, disponibilizando vagas de alojamento para 45 estudantes. Estima-se que os novos equipamentos no Barreiro e em Sines possam começar a ser ocupados a partir de dezembro de 2023. 

O investimento total previsto para a execução dos três projetos é da ordem dos 9 milhões de euros. 

Dizer que o reforço financeiro do PNAES através do PRR tem por objetivo disponibilizar 15 mil novas camas em alojamentos para estudantes do Ensino Superior até ao 1º trimestre de 2026, e inclui um montante inicial previsto de 375 milhões de euros, gerido e executado pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação, com o apoio, na análise de candidaturas, de um Painel de Alto Nível.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *