AgendaDistrito de Setúbal

Setúbal homenageia João Paulo Cotrim

Um conjunto de eventos em Setúbal vai homenagear o autor e editor João Paulo Cotrim, falecido em dezembro.

A homenagem tem a ver com a ligação que João Paulo Cotrim manteve com a cidade nos últimos anos intensa colaboração e onde criou e foi curador da Festa da Ilustração.

Uma das primeiras iniciativas de homenagem abre ao público no dia 5 de fevereiro, na Casa da Cultura, com a exposição “Dar de Beber aos Olhos”, que junta uma série de ilustrações da autoria de onze artistas, oito portugueses e três estrangeiros, que trabalharam e privaram com João Paulo Cotrim.

A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e com a curadoria do designer José Teófilo Duarte, conta com obras de André Carrilho, Nuno Saraiva, António Jorge Gonçalves, João Fazenda, Cristina Sampaio, André da Loba, Marta Madureira, André Letria, Osmani Simanca, Pierre Pratt e Alain Corbel.

De entre as ações previstas, destaca-se a Festa da Ilustração, certame realizado em Setúbal anualmente e do qual foi fundador e curador, sendo que a edição deste ano é-lhe integralmente dedicada.

Uma sessão literária de homenagem a João Paulo Cotrim, na Casa da Cultura, está agendada para o dia 25 de fevereiro, durante a qual são apresentadas obras das poetisas Ana Freitas Reis e Inês Fonseca Santos, ambas pertencentes à editora fundada por João Cotrim, a Abysmo.

O evento, a decorrer em outubro em vários equipamentos culturais do concelho, destaca, ainda, o português André Letria e o francês Alain Corbel, ilustradores que também colaboraram com o homenageado.

João Paulo Cotrim, editor, autor, argumentista, jornalista, programador cultural e responsável pela divulgação e promoção de vários artistas, muitos deles conceituados na atualidade, faleceu em dezembro do ano passado, aos 56 anos.

Dirigiu a Bedeteca de Lisboa e o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada e escreveu argumentos para filmes de animação, novelas gráficas, ensaios e histórias infantis.

Na área do jornalismo, trabalhou em várias publicações, como são os casos da Revista Ler, Elle, Máxima, Marie Claire, Oceanos, Visão, Grande Reportagem, Colóquio-Letras, Der Spiegel, Le Monde e o extinto suplemento DNA, do Diário de Notícias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *