Distrito de Setúbal

Setúbal | Estação meteorológica instalada no edifício Ciprestes

Uma estação meteorológica, para monitorização das alterações climáticas e dos impactes nas comunidades locais, foi instalada esta manhã em Setúbal, no âmbito de um projeto ambiental liderado pela Área Metropolitana de Lisboa, à semelhança do que já aconteceu no concelho da Moita.

O equipamento, instalado na cobertura do Edifício Ciprestes, onde funcionam alguns serviços da Câmara Municipal de Setúbal, é uma das ações do projeto Clima.AML – Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano, implementado com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade da região às alterações climáticas.

A estação meteorológica permite a recolha, em tempo real, de medições precisas relacionadas com diferentes fatores climáticos, nomeadamente temperatura, precipitação, humidade, pressão atmosférica, direção e intensidade do vento e radiações solar e ultravioleta.

Os dados recolhidos por este equipamento, um dos 18 a instalar na rede de municípios da Área Metropolitana de Lisboa e que funcionam em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são partilhados numa plataforma online integrada de acesso livre, a criar igualmente no âmbito deste projeto.

Esta nova rede de estações meteorológicas, que procura conhecer e analisar padrões associados às alterações climáticas em contexto urbano na região e os respetivos impactes nas comunidades, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades, é enquadrada no Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas.

O projeto Clima.AML – Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano é desenvolvido no âmbito do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economias de Baixo Carbono, sendo operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática e financiado pelos EEA Grants 2014-2021.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *