Distrito de Setúbal

Setúbal em risco de perder um espaço emblemático

O Parque de Merendas da Comenda foi alvo de obras de melhoria no ano passado, o que custou 136 mil euros aos cofres da autarquia e corre agora o risco de fechar.

A compra da Herdade da Comenda pelo valor de 16 milhões de euros, em dezembro de 2019, por uma sociedade anónima tem sido uma verdadeira dor de cabeça para os setubalenses que se deparam agora com o risco de perder um espaço que vive nas memórias afetivas da comunidade: o parque das merendas, mas também já perderam o acesso ao parque de estacionamento de Albarquel e estando também em risco os Trilhos da Arrábida.

A reunião pública da Câmara de Setúbal de 22 de janeiro ficou marcada pelas informações de que o parque das merendas encerraria este ano, mas que, mesmo a “prazo”, é uma situação que não aceitamos, vamos estar na defesa da sua utilização pública”, concluiu na altura a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A notícia rapidamente foi vinculada pelos meios de comunicação social e incendiou as redes sociais, o que levou a uma tomada de posição pela autarca na sua página oficial no Facebook, a 28 de janeiro, alertando que estava em vista a “possibilidade de estabelecer um protocolo com os novos proprietários que regule a utilização destes espaços”, enalteceu.

A situação parecia caminhar para o consenso, informando ainda que obteve “o compromisso da parte destes representantes de que as anteriores condições do terreno seriam repostas e que aquela área poderia continuar a ser utilizada como estacionamento”, finalizou.

A reunião entre os proprietários e a autarquia decorreu a 27 de janeiro, na qual foi aceite a utilização por parte dos munícipes do Parque das Merendas através da celebração de um protocolo, que foi enviado, mas até agora não obteve qualquer resposta.

O impasse das negociações levou a uma tomada de posição, a 5 de fevereiro, por parte de Maria das Dores Meira que deixou de lado uma abordagem mais pacífica para a ameaça de “expropriação” como noticiou a revista “Sábado” e o jornal “Setúbal Mais”: “Perante esta situação fizemos um ultimato à empresa proprietária da Comenda que iríamos proceder à expropriação do Parque de Merendas da Comenda e do parque de estacionamento de Albarquel, até porque a não utilização deste vai condicionar o acesso à praia”,  cita o jornal “Setúbal Mais” em reprodução das declarações da autarca em reunião pública da câmara no dia 5 de fevereiro.

O fumo branco parece estar cada vez mais longe de ser vislumbrado e a mesma publicação informa ainda que o Parque das Merendas pode mesmo vir a fechar portas em setembro, restando apenas setes meses para a comunidade se despedir de um lugar que é há muito palco de momentos de lazer em família.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *