Distrito de SetúbalDistritos

Setúbal é um dos distritos com mais transportes de órgãos pela GNR

A GNR assinala o seu envolvimento «nesta missão tão gratificante» no dia em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, 20 de julho.

«Desde 1994 que a GNR desempenha, através da sua valência de trânsito, a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares» refere a nota enviada à imprensa. «Desde 2008, a GNR já realizou 3.249 transportes, empenhando cerca de 6 523 militares e percorridos mais de 645 mil quilómetros.

Após o contacto da Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, a GNR mobiliza de imediato uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições térmicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante, no mais curto espaço de tempo.»

Destacam-se ainda os quatro distritos com mais transportes requisitados: Lisboa; Setúbal; Coimbra e Viseu.

«Nesta nobre missão, só este ano de 2022, a GNR já efetuou 149 transportes de órgãos, empenhando 298 militares, tendo percorrido cerca de 34 428 quilómetros, e em 2021, a GNR transportou 278 órgãos, empenhou 559 militares e percorreu 69 964 quilómetros.

«A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *