PalmelaSetúbal

Setúbal e Palmela acolhem Express’Arte, festival feito por pessoas com deficiência

O Express’Arte – Encontro de Expressões Artísticas regressa em Maio com a 24.ª edição, propondo um programa em Setúbal e em Palmela que divulga a actividade artística desenvolvida por pessoas com deficiência.

Em Setúbal, decorre entre 7 e 14 de Maio em cinco espaços com literatura, cinema, teatro e dança, numa organização da APPACDM de Setúbal, através do Clube Animação Jovem, com o apoio das câmaras municipais dos dois concelhos e de outras entidades.

Destaque ainda para a primeira edição da “Feira do Livro Arrábita”, promovida pela Editora Arrábita, uma iniciativa da APPACDM de Setúbal para promover a edição em livro de trabalhos realizados pelos utentes da instituição. O evento, no dia 7 de Maio, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça de Bocage, inclui o lançamento dos livros infantis “De que cor é o lápis cor de pele?” e “Hoje acordei cor de rosa”.

O Express’Arte está igualmente presente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, no Auditório José Afonso, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística e no Parque de Vanicelos.

Entre outras iniciativas, a programação integra a exibição, também no dia 7, às 21h30, em local a anunciar, da curta-metragem italiana “Dadalove”, de Ugo Giacomazzi, que conta a história da companhia Teatri Alchemici DaDaDaùn, cujos actores têm todos Síndrome de Down.

Também estão previstas estreias de performances cénicas e de dança, como “A que horas passa o autocarro?”, pelo Grupo de Teatro Puzzle, dia 10, às 18h30, no Charlot, e “O Mundo Ideal”, apresentação da Mostra da Casa, pela Passos e Compassos e pelos vários CACI da APPACDM de Setúbal, a 11, às 11h00, no Auditório José Afonso.

No dia 13, o espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística acolhe, às 16h00, “GIUFÁ?!”, performance resultante de uma residência entre a APPACDM de Setúbal e a companhia Monstro Colectivo, e, às 17h30, o debate “Direito ao Ponto”, sobre os direitos das pessoas com deficiência.

O programa do ExpressArte reserva, ainda, o VI Encontro de Grupos de Percussão “Inclu’Som” no Parque de Vanicelos, no dia 14, a partir das 11h00.

Além de Setúbal, o Express’Arte estende-se ao concelho de Palmela, onde, a 3 e 17 de Maio, respectivamente, decorre a abertura e o encerramento do festival.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *