Distrito de Setúbal

Setúbal | Dia da Cidade e do Bocage aproxima-se com grande cronograma

Dia 15, o número, a data que celebra o dia de Setúbal e das suas gentes, celebra-se a cultura e o que significa ser da cidade sadina, aquilo que é a junção de uma cidade com a natureza de um parque natural e um rio azul e translúcido que, para muitos, é o pináculo da representação do que é ser sadino e do que é pertencer à cidade de Setúbal.

Celebrado em conjunto com o dia do grande poeta e artista, Manuel Maria Barbosa du Bocage, a Câmara Municipal de Setúbal avançou com um enorme programa de atividades que irão decorrer ao longo do mês de setembro, estas que estão inseridas no âmbito das “Festas Bocageanas”, de modo a envolver a cidade na sua própria cultura, ao mesmo tempo que apresenta e revide traços culturais que estão, cada vez mais, a serem perdidos.

Os festejos começam de manhã pelas 09h00, nos Paços do Concelho, com a abertura oficial do programa, em conjunto com o hastear da bandeira e uma deposição de flores em homenagem a Bocage. À mesma hora será realizado um peddy paper que terá como objetivo fazer uma breve visita e apresentação da cidade.

Segue-se às 10h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, uma homenagem aos trabalhadores municipais aposentados, bem como a entrega das medalhas honoríficas a pessoas ou instituições do concelho.

Após uma pausa para almoço as atividades retomam nos Paços do Concelho, às 15h00, com uma visita ao local que irá contar com a participação da Escola de Música da SMCS. Na mesma hora irá existir um workshop de azulejaria tradicional no espaço da Gráfica – Centro de Criação Artística, e a abertura e inauguração da exposição “Bocage – Representações Nossas Contemporâneas”, que irá estar patente na Casa Bocage.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho irá acolher, por volta das 16h00, o lançamento da obra “Bocage ou o elogio da inquietude” de Daniel Pires, pelo Centro de Estudos Bocageanos. No mesmo local, às 18h00, será anunciado a obra vencedora do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage.

Para o final da tarde também está programado um passeio de barco pelo estuário do sado, com um jantar acompanhado por declamações de obras de Bocage, ao mesmo tempo que se aprecia um pôr do sol nas águas do rio.

O dia finaliza às 21h30 na Praça do Bocage, onde se irá canta o fado por vários artistas como Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Fernando Anselmo, Inês Pereira, Joana Lança, Piedade Fernandes, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins.

Assim irá decorrer a data, com o esplendor de um dia coberto de atividades que levam a admirar tudo aquilo que vem com o rótulo da cidade de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *