Distrito de Setúbal

Setúbal desafia ‘Seja Jardineiro Por Um Dia – Parque Sant’Iago’

Uma ação de plantação de árvores e arbustos decorre no dia 29, às 10h00, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, em Setúbal, no âmbito de uma campanha municipal de transformação de espaços devolutos em jardins.

A iniciativa “Seja Jardineiro por um dia”, da Câmara Municipal de Setúbal, criou raízes e volta, uma vez mais, este ano, a convidar os munícipes a colocarem as mãos na terra e a ajudar na transformação de espaços da cidade.

A primeira ação deste ano decorre nas Manteigadas, no Parque Sant’Iago, local onde, serão plantadas, em taludes, perto de cinco centenas de arbustos de variadas espécies, essencialmente autóctones. Estes arbustos têm funções ornamentais, de consolidação e estabilização dos próprios taludes.

A iniciativa engloba ainda a plantação de cerca de uma centena de árvores, nos taludes e nos caminhos do parque, estas de porte estruturado.

No local que durante a Feira de Sant’Iago marca a separação do parque e a zona dos divertimentos, onde anteriormente existiam casuarinas, entretanto cortadas, são plantadas agora três centenas e meia de loendros em sebe.

As ações de requalificação e embelezamento da campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia” são de participação gratuita, mediante inscrição gratuita pelo telefone 265 548 400 ou pelo endereço eletrónico setubal.cidadeverde.rioazul@mun-setubal.pt.

A par das plantações para o público em geral, esta edição volta a apostar num conjunto variado de ações para a comunidade escolar, que colabora na criação de espaços verdes nos estabelecimentos de ensino, com o apoio de técnicos da autarquia e das juntas de freguesia e de docentes das respetivas unidades escolares.

Nos últimos dois anos, o projeto de participação cidadã contou igualmente com o envolvimento de crianças em intervenções de embelezamento nas escolas e de dezenas de voluntários, que ajudaram a transformar os locais subaproveitados em agradáveis espaços verdes.

“Seja Jardineiro Por Um Dia” integra a estratégia ambiental dinamizada pelo município, denominada de Setúbal: Cidade Verde, Rio Azul, que pretende apoiar e reconhecer o importante papel da comunidade na criação de uma cidade mais verde.

 

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *