AgendaCulturaDistrito de Setúbal

Setúbal | Comemorações Bocagianas decorrem em Setembro

Um espetáculo musical com o projeto Omiri, no Largo de Jesus, inicia o programa comemorativo do feriado municipal de Setúbal, integrado nas Comemorações Bocagianas 2021, com atividades culturais, desportivas e de lazer a decorrer ao longo de setembro.

Para o concerto em Setúbal, no dia 14 de Setembro, às 21h30, defronte do Convento de Jesus, com entrada livre mediante lotação do espaço, Vasco Ribeiro Casais criou um espetáculo único, com a participação de vários convidados, para homenagear identidade setubalense nas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

No 15 de Setembro, Dia de Bocage e da Cidade, feriado municipal, o programa comemorativo dos 256 anos do nascimento de Bocage, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o envolvimento de diversas associações culturais e recreativas, tem início às 09h00 com a cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho.

Seguem-se uma interpretação do Hino do Município pelo Coro Afina Setúbal e uma cerimónia de homenagem a Bocage, com a habitual deposição de flores na estátua erguida na Praça de Bocage e leitura de poemas pela Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Multi Artes.

O programa prossegue, às 10h00, com uma sessão solene, defronte do edifício dos Paços do Concelho, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados.

À mesma hora, no exterior da Casa do Turismo, tem início a Mostra de Saberes e Sabores que, até às 19h00, conta com a participação de produtores e artesãos locais que dão a conhecer o que de melhor se produz na região.

Outro dos momentos altos do feriado municipal é uma cerimónia de homenagem ao professor José Fernando Gonçalves, grande dinamizador do turismo de Setúbal, falecido em janeiro, num momento com início às 12h00, no EcoParque do Outão, que recebe o seu nome.

Na parte da tarde, a partir das 15h00, o edifício dos Paços do Concelho está aberto a visitas, as quais serão acompanhadas de leitura de poemas pela Casa da Poesia de Setúbal.

Também a Casa Bocage, edifício a que se atribui o local de nascimento do poeta setubalense, em 1765, está de portas abertas, entre as 15h00 e as 19h00, para visitas à exposição “Bocage Polémico. Discutido. Genial” e para a performance “Antes do início de todas as possibilidades”, dinamizada por Mónica Garcia, no pátio.

O Dia de Bocage e da Cidade reserva, ainda, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do livro “Vidro Desabitado”, de Joaquim Fernando Fitas, obra vencedora do XXI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e de Azeitão, com apoio do município.

Às 21h00, na Casa do Largo, há uma aula aberta conduzida pelo historiador setubalense Diogo Ferreira, com o tema “A Greve Geral Revolucionária de 18 de janeiro de 1934 à beira Sado: O descuido estratégico e a ausência da Barcelona portuguesa”, com entrada gratuita mediante reserva pelo e-mail dijuve@mun-setubal.pt ou do contacto telefónico 265 421 081.

O programa comemorativo do Dia da Cidade termina com um concerto, a partir das 21h30, na Casa da Baía, de apresentação do novo CD da fadista Deolinda de Jesus, que terá como convidados Alfredo Santos e Marcelo Costa, e entradas para o evento, gratuitas, devem ser reservadas pelo endereço de correio eletrónico ditur@mun-setubal.pt.

Além do dia 15, as comemorações dos 256 anos do nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage incluem iniciativas a realizar entre os dias 10 e 19 de setembro.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *