DestaqueDistrito de Setúbal

Setúbal | Casal russo que recebeu refugiados foi elo de ligação da Igreja Ortodoxa de Moscovo para criar local de culto no município

Oito meses depois do início da investigação, há mais uma importante pista no polémico caso do acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal. Segundo avança a CNN Portugal esta quinta-feira, a comissão interna da autarquia sadina descobriu uma relação próxima de Igor e Yulia Khashin, o casal de russos que dirige Associação Edinstvo, a Moscovo.

A associação pró-russa que está no centro da investigação do Ministério Público por ter tido acesso a dados de refugiados ucranianos em Setúbal terá sido o elo de ligação no plano da Igreja Ortodoxa da Rússia para criar um local de culto no município.

Esta é uma das pistas que a comissão interna da autarquia que foi encarregue de investigar o caso conseguiu apurar durante oito meses de audições. Segundo fontes internas citadas pela CNN Portugal, a liderança comunista de Maria das Dores Meira poderá ter facilitado a introdução desta associação russa no município.

O novo passo na investigação passa agora por chamar a antiga presidente da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) Maria das Dores Meira (geriu os destinos da CMS entre 2009 e 2021) que, durante as audições, foi identificada como a personagem-chave para entender como é que a associação Edinstvo ganhou tanta relevância dentro da autarquia e não a perdeu quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Recorde-se que a Edinstvo começou a colaborar com a autarquia de Setúbal em 2005 e foi a associação, aquando da invasão da Ucrânia pela Rússia, que recebeu 160 refugiados ucranianos, tendo recolhido informações pessoais dos mesmos, incluindo o paradeiro de familiares que tinham ficado no país para combater.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *