Desporto

Setúbal Bay 2021| Angélica André apurada para os Jogos Olímpicos

A nadadora de águas abertas portuguesa Angélica André, de 17 anos de idade, alcançou este sábado, em Setúbal, o apuramento olímpico ao terminar em quinto lugar na competição internacional, depois de terminar a maratona aquática de dez quilómetros, realizada num circuito defronte do Parque Urbano de Albarquel, em 02h02m23s.

«Tóquio está aí!», exaltou a atleta, minutos depois de sair do rio Sado, admitindo depois que «foi uma prova dura e dei o melhor de mim. No final estava completamente exausta, uma vez que não consegui abastecer. Mas, felizmente correu bem.»

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, explicou que que só podia haver uma representante lusa nos Jogos, pelo que o quinto lugar de Angélica André permitiu-lhe atingir «o objetivo que perseguia há três ciclos olímpicos, Londres, Rio de Janeiro e agora Tóquio».

António Silva destacou ainda a «qualidade organizativa da prova», a cargo da Federação Internacional de Natação, da Federação Portuguesa de Natação e da Câmara Municipal de Setúbal.

Este domingo tem lugar a prova de qualificação de masculinos.

Além de Angélica André, a prova feminina da FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 contou com a participação da nadadora Mafalda Rosa, a segunda mais nova em competição, que ficou no décimo lugar com o tempo de 02h02m54s.

A prova feminina da Setúbal Bay 2021, com 43 atletas de trinta países, foi ganha pela húngara Ana Olasz, que terminou com o tempo de 02h01m55s as cinco voltas do circuito.

A espanhola Paula Bravo, com 02h01m58s, e a canadiana Kate Sanderson, com 02h01m58s, ficaram, respetivamente, no segundo e no terceiro lugares do pódio, o que lhes permitiu assegurar duas das 15 vagas de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os nove primeiros classificados de países diferentes, uma vez que cada nação só pode apurar um atleta, ganharam um lugar na final olímpica. Dos seis lugares restantes, um está destinado a um atleta do país anfitrião, ou seja, o Japão, enquanto as outras quatro vagas foram distribuídas por continentes com países ainda não representados.

Conquistaram o apuramento olímpico em Setúbal, além da portuguesa Angélica André, da húngara Anna Olasz, da espanhola Paula Bravo e da canadiana Kate Sanderson, a britânica Alice Dearing, a argentina Cecilia Biagioli, a russa Anastasia Kirpichnikova e a equatoriana Samantha Arevalo.

O lote de atletas qualificadas conta ainda com a eslovena Spela Perse, a japonesa Yumi Kida e a sul-africana Michel Weber, assim como com a venezuelana Michelle Perez, a ucraniana Krystyna Panchishko, a singapuriana Li-Shan Liew e a argelina Souad Nefissa Cherouati, estas apuradas pela vaga continental.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *