DesportoDistrito de Setúbal

Setúbal Bay 2019 em águas abertas decorre no sábado

A elite mundial da natação em águas abertas regressa este sábado a Setúbal para competir na terceira etapa da Taça do Mundo da maratona aquática, na qual participa meia centena de atletas de duas dezenas de países.

Além da competição principal, o Parque Urbano de Albarquel recebe, na parte da manhã, a partir das 10h00, um Open Challenge aberto à participação popular, nas distâncias de 200, 600 e 2000 metros, prova de promoção da natação em águas abertas já conta com mais de meio milhar de inscritos, entre eles o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

A etapa de Setúbal da FINA/CNSG Marathon Swim World Series 2019, a terceira deste circuito mundial, tem início às 16h00, e decorre ao longo de cerca de duas horas, tempo que os nadadores demoram em média, dependendo das correntes, a completar um percurso com um total de dez quilómetros no rio Sado defronte do Parque Urbano de Albarquel.

A Setúbal Bay, designação local da prova organizada pela Federação Portuguesa de Natação em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Federação Internacional de Natação, é, para a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, uma competição de grande prestígio e catalisadora da modalidade.

Entre os melhores do mundo confirmados no Sado destaque para o alemão Andreas Washburger e para o húngaro Kristof Razovszky, vencedor das duas últimas edições da prova em Setúbal, bem como para a italiana Rachele Bruni e para a brasileira Ana Marcela Cunha, tetracampeã mundial.

O leque de nadadores desta disciplina da natação que aceita o desafio das águas do Sado inclui ainda uma armada portuguesa liderada pelos mais experientes Rafael Gil e Angélica André, a que se juntam os ainda juniores Tiago Campos, Diogo José, Dany Caille, Cátia Agostinho e Mariana Mendes.

A nadadora Angélica André, cuja prestação na edição anterior em Setúbal ficou aquém das expectativas, grande parte devido a inadaptação ao uso do fato isotérmico, garantiu que essa dificuldade foi superada. Apesar de não antecipar objetivos, assegurou que “este ano vai ser diferente” e que vai “dar o melhor dentro de água”.

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, Alexander Esteves, enalteceu “as excelentes condições naturais” existentes em Setúbal para a realização da prova de natação em águas abertas e reiterou a confiança em bons resultados na equipa portuguesa liderada por Rafael Gil e Angélica André.

Repetente na prova setubalense é a brasileira e tetra campeã mundial Ana Marcela Cunha. “Gosto muito de Setúbal. Foi aqui que, em 2007, fiz a minha estreia, e que, um ano depois, ganhei a minha primeira prova. Por isso, esta é sempre uma etapa especial para mim”, vincou a nadadora.

O compatriota Fernando Ponte destacou a competitividade da Setúbal Bay. “É uma prova com um nível forte e, nesta edição, espero poder alcançar o meu melhor resultado”, apontou o nadador canarinho que, em 2019, carimba a quarta participação na prova setubalense.

Além das provas competitivas e de lazer, a Setúbal Bay 2019 é marcada por apontamentos comemorativos dos dias mundiais dos Oceanos e das Baías, assinalados a 8 de junho, bem como uma homenagem a Dennis Miller, falecido recentemente e uma das figuras mais relevantes na natação em águas abertas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *