Distrito de Setúbal

Setúbal | Azeitão vai celebrar a Nossa Senhora da Saúde com festa e cavalhada

As Festas em Honra da Nossa Senhora da Saúde  estão quase a chegar a Azeitão, entre os dias 8 e 11 de setembro no recinto junto da Igreja de S. Simão, espera-se uma grande animação com celebrações religiosas, cavalhadas à antiga e música para finalizar os dias de festa.

A inauguração das festas irá realizar-se no dia 8 com stands de artesanato e tasquinhas gastronómicas, que dar vida ao espaço à medida que as bandeiras são hasteadas pelas 21h00. Após o hastear, às 21h15, é tempo de celebrar a missa da Natividade da Nossa Senhora, esta que é o início do tríduo religioso realizado de igual forma às 21h00 de dia 9 e 10 de setembro.

O primeiro dia termina com música dada pela Solidó Big Band, de Vendas de Azeitão, e com um espetáculo de vários fadistas, como Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias e Joana Lança.

Para dia 9 espera-se a atuação musical a cardo da OCTA, Orquestra Típica e Catares Azeitão, a partir das 22h00, sendo que após o concerto haverá baile dinamizado por Manuel Marques.

O ponto mais alto das festas é vivido dia 10 de setembro, pois ser realizada, por volta das 16h00, as cavalhadas à antiga portuguesa, um prova equestre com séculos de história, onde os cavaleiros tentam acertar numa argola com um varão. O dia continua às 22h00 com baile proporcionado por Abel Geada Trio, sendo que a partir da 00h00 é o DJ Patronilho que vai tomar conta das rédeas da festa.

Orações são guardadas para o último dia de celebração, já que, a partir das 16h00, irá decorrer uma missa seguida pela procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, esta que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão em conjunto com a banda da Sociedade Filarmónica Providência. Esta sociedade volta a atuar às 21h30 em concerto, que será seguido por uma atuação de Jorge Nice.

Deste modo são encerradas as festas, que este ano contam com a organização da Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com apoios da Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de Azeitão e Secil.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *