Distrito de Setúbal

Setúbal | Autarquia vai averiguar estado da Carris Metropolitana junto da população

A Câmara Municipal de Setúbal vai iniciar, a partir do dia 23 de setembro, um conjunto de reuniões com as populações das cinco freguesias do município, de modo a perceber se a empresa Alsa Todi, através da marca Carris Metropolitana, está a cumprir com o reforço, prometido, dos transportes públicos no início do novo ano letivo, que começou no passado dia 16 de setembro.

Estas reuniões irão contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, bem como os respetivos presidentes de junta de freguesia. A primeira irá ser realizada dia 23 de setembro às 20h30, na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos.

No dia seguinte, 24 de setembro, a reunião irá ser realizada na freguesia de São Sebastião, no Auditório do Bocage pelas 18h30. Dia 26 de setembro será reservado para a freguesia de Azeitão, sendo que a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense irá dar palco a esta reunião às 21h00. Na União de Freguesias de Setúbal, vai ser o Cinema Charlot – Auditório Municipal a fornecer o espaço para a população ser ouvida, pelas 21h30 no dia 27 de setembro, sendo que o ciclo fecha a dia 29 de setembro com a reunião na freguesia do Sado, que irá ser realizada ás 18h30 na União Cultural Desportiva e Recreativa Praiense.

Após a constante pressão exercida pelas várias juntas de freguesia e a própria autarquia do concelho sadino, foi entregue, no dia 12 de setembro, uma carta reivindicativa à empresa concessora da área 4, Alsa Todi, de modo a realizar uma exigência no cumprimento do reforço de carreiras escolares.

O assunto foi tocado na reunião pública, realizada dia 21 de setembro, onde o Partido Social Democrata, pela voz de Sónia Martins, referiu que estas reuniões são algo “estranho”, mencionando que “desde de junho que se conhece os problemas das pessoas perante este serviço de transportes públicos”. Na mesma intervenção, a vereadora, questionou “qual é a solução e quando iremos ter a solução”, dizendo que a câmara tem de ser “intransigente”, pois “já basta as crianças não terem professores”.

Fernando José também falou sobre o tema em nome da bancada do Partido Socialista, referindo que os alunos “têm de chegar à escola e não podem ficar à espera de autocarros que não passam”, ainda no mesmo discurso, o vereador e deputado da Assembleia da República, denunciou que existe uma deficiência no cumprimento das carreiras de Azeitão para Setúbal e de Setúbal para Azeitão. Fernando José terminou a intervenção ao dizer que o presidente da autarquia tem a “obrigação de resolver os problemas das pessoas, mais concretamente das crianças das periferias”.

Perante as intervenções, feitas pela oposição ao executivo CDU, André Martins explicou que a Câmara Municipal não tem nenhum contrato com o operador, mas sim os Transportes Metropolitanos de Lisboa, algo que impede a autarquia de agir diretamente com sanções, mesmo após a violação de contrato exercida pela empresa Alsa Todi.

O presidente da autarquia refere que o executivo apenas pode “contestar, com as verdadeiras necessidades da população, a atuação da empresa no concelho, de modo a pôr em causa o bom nome” da companhia internacional de transportes públicos.

“Sentimos a obrigação e a necessidade de falar com as pessoas e pensamos que é mais vantajoso em executar um melhor diálogo de freguesia em freguesia. Como acusam a autarquia de ser o principal responsável desta falha nos transportes públicos, também é importante explicar perante as pessoas que não é esse o caso e é de enorme importância estarmos próximos dos munícipes”, remata André Martins.

O Diário do Distrito ainda desconhece o estado do reforço das carreiras da Carris Metropolitana em Setúbal, no entanto a equipa do nosso jornal já apurou, no terreno, que este reforço de serviço está a falhar no município de Palmela, onde atua a mesma empresa de transportes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *