Parceiros
Setúbal

Setúbal assinalou Dia Internacional das Cidades Educadoras

A cidade de Setúbal assistiu esta terça-feira, durante a manhã, a uma marcha lenta com a participação da comunidade educativa, numa comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras.

A iniciativa contou com duas centenas de marchantes, que caminharam entre a Biblioteca Pública Municipal, na Avenida Luísa Todi, e a Praça de Bocage, empunhando bandeiras alusivas ao Dia Internacional das Cidades Educadores e entoando, em uníssono, o tema das comemorações deste ano, ‘Ninguém fica para trás!’.

O momento ficou também marcado por uma atuação musical dos Bombo’Sapiens, do Clube Animação Jovem da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, sob a orientação de Fernando Molina, conhecido por coordenar o megadesfile de percussão do Festival de Música de Setúbal.

Entre os marchantes estiveram os vereadores da Cultura, Pedro Pina, e da Educação, Carla Guerreiro, e presidentes e elementos das cinco juntas de freguesia do concelho, além de elementos do Agrupamento de Escolas Luísa Todi e Barbosa du Bocage, a Escola Secundária D. Manuel Martins, o Centro Infantil O Ninho, a Associação de Professores e Amigos do Casal das Figueiras, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal e o Grupo de Caminhadas do Nosso Bairro, Nossa Cidade.

O Centro Comunitário de São Sebastião, a Cáritas Diocesana de Setúbal, a Associação de Municípios da Região de Setúbal e a Associação de Integração e Promoção do Desenvolvimento Sénior completam a lista de entidades participantes.

No final do evento, frente aos Paços do Concelho, a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, leu o Manifesto dos e das Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que relembrou o papel da educação na correção de desigualdades e como fator de bem-estar coletivo.

Em Setúbal, as comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras incluíram, ainda, o hastear da bandeira das Cidades Educadoras nos Paços do Concelho e a apresentação do Hino das Cidades por alunos do coro da turma do sexto ano da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, orientados pela professora Marta Alves.

Houve também uma atuação musical de tambores pelo Ribombando da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, orientado pelos professores Luís Mandacaru e Pedro Luís.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal



Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.