AgendaDistrito de Setúbal

Setúbal assinala Semana da Temática das Deficiências e Incapacidades

Sessões de cinema, ações de formação, um espetáculo de teatro e uma exposição integram a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades, que decorre entre os dias 3 e 10 de dezembro, em Setúbal, num misto de formato físico e digital.

‘(In)Visivelmente à Nossa Volta!’ é o tema da 12.ª edição do evento, organizado pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades – Setúbal, do qual faz parte, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Setúbal, que proporciona um conjunto de atividades, de participação gratuita, que visam sensibilizar a comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades.

O primeiro dia do programa, 3 de dezembro, inclui a apresentação do espetáculo cénico ‘Preconceito Conceituado’, pelo Grupo de Teatro Puzzle da APPACDM de Setúbal, a partir das 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, evento que marca também o encerramento do XXI Festival ExpressArte.

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 inclui a apresentação de filmes no Cinema Charlot – Auditório Municipal, que tem início no dia 6, às 10h00, com a exibição de ‘Toy Story 4’.

As inscrições para o “CineAutismo – Sessão de Cinema Adaptado”, organizada pela APPDA, podem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online, disponível em https://forms.gle/94GBjpZzUr2Axfrk9

A programação do Cinema Charlot – Auditório Municipal contempla, nos dias 7, 8 e 9, a exibição de filmes sobre a temática das deficiências e incapacidades.

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 terá também ações de formação e workshops, alguns abertos à população, outros destinados a profissionais, que têm início no dia 3, às 10h00, com a ação de formação online ‘Saúde Mental, Família e Comunidade’, destinada a profissionais das áreas social e da saúde.

A ação, com inscrições pelo endereço setubal@eapn.pt e pelos contactos telefónicos 265 535 330 e 96 385 92 66, tem novas sessões nos dias 4, 9 e 10.

Também no dia 3, o Grupo Pensar Teatro, da Associação Fernando Ilharco, dinamiza um workshop sobre teatro, na Casa da Cultura, entre as 10h00 e as 11h00, aberto à população.

No dia 4, há um novo workshop de teatro aberto à população, entre as 10h30 e as 11h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, desta vez dinamizado pela APPACDM Setúbal.

Estão, igualmente agendadas, ações de sensibilização sobre bullying e cyberbullying, nos dias 4, 5 e 9, dirigidas à comunidade educativa nos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, e sobre ‘Depressão, Doença Bipolar e outras comorbilidades: dificuldades e capacidades’, a decorrer no dia 7, entre as 14h15 e as 17h30, em formato online, com inscrições através do link.

O programa da Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020 termina no dia 10, com o debate ‘Vida Independente – A Experiência dos Centro de Apoio à Vida Independente’, dinamizado pela Inovar Autismo, entre as 10h00 e as 13h00 e vai estar aberta à comunidade, decorre em formato online, na plataforma Zoom.

Durante o decorrer da semana temática, entre os dias 3 e 10 de dezembro, está patente, na Experience Box, no Piso-1 no Centro Comercial Alegro Setúbal, a exposição/instalação ‘Vozes Que Pulsam’, com trabalhos de Paula Moita e de utentes da Associação Doutor Fernando Ilharco inspirados no tema «Um caminhar sobre a linha ténue entre a saúde e a doença mental».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *