AgendaDistrito de Setúbal

Setúbal assinala Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus

Os espaços museológicos setubalenses estão em festa com programas especiais gratuitos para o público nos dias 14 e 18 de maio, para comemorar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus.

Na Noite Europeia dos Museus, assinalada a 14 de maio, os espaços museológicos do concelho da cidade estão de portas abertas fora de horas, entre as 21h00 e as 23h00, para proporcionar um conjunto de atividades culturais gratuitas em programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

A partir do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, às 21h00, tem início a visita “Ziguezagueando pelos museus municipais”, para levar o público à descoberta do vasto património museológico da cidade, num percurso que termina no Museu do Trabalho Museu Giacometti.

Mais tarde, às 22h00, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, realiza-se a iniciativa “Depois das Vésperas – Visita encenada aos espaços conventuais e quotidiano das freiras”, a qual dá a conhecer o interior daquela joia da arquitetura manuelina, incluindo claustros e vestígios arqueológicos na área de clausura.

Esta visita encenada tem participação gratuita, mas carece de inscrição prévia, a qual deve ser feita através dos contactos 969 754 106 ou conventojesus@mun-setubal.pt.

A Noite Europeia dos Museus é também pretexto para visitar duas mostras no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, uma de longa duração, com cerca de cinco dezenas de peças de coleções do Museu de Setúbal, outra temporária, intitulada “Quantas minorias fazem o todo?”, do fotógrafo Maurício Abreu e patente até 17 de julho.

Nesta noite, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo recebe, às 21h00, a “Sessão Monstra”, com uma seleção de curtas-metragens premiadas na edição deste ano do Monstra – Festival de Animação de Lisboa.

A sessão cinematográfica é gratuita, com entrada sujeita à lotação do espaço e inscrição prévia realizada pelos contactos de telefone 969 754 116 ou de correio eletrónico casadasimagens@mun-setubal.pt.

Na Casa das Imagens é também possível apreciar a exposição temporária “Cinema e censura em Portugal”, com documentos, fotografias e objetos vários, para retratar a censura no cinema feita em Portugal durante o Estado Novo, a qual está patente até 10 de setembro.

A Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo ministério francês da Cultura e da Comunicação, constitui ainda uma oportunidade para o público visitar, gratuitamente e fora de horas, uma panóplia de exposições temporárias e de longa duração noutros espaços museológicos da cidade.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti estão disponíveis as mostras Mundo Rural – “Ao Encontro do Povo” – Coleção Etnográfica de Michel Giacometti, Indústria Conserveira – “Da Lota à Lata” e Mercearia Liberdade – “Um Património a Salvaguardar”, a que se junta a temporária “Latoaria”, patente até 2 de julho.

Já na Galeria Municipal do antigo Banco de Portugal é possível visitar as exposições “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”, com peças arqueológicas e obras de arte sacra e contemporânea, incluindo o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do convento de Jesus, e “Antimonumentos”, com esculturas de Virgílio Domingues.

“Arte dos séculos XVII e XVIII” e “Coleção de Instrumentos de Ciência Náutica de Ireneu Cruz” são as propostas da Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, enquanto na Galeria Municipal do 11 está, até à noite do dia 14, a mostra “Voltar aos passos que foram dados – José Saramago 1922-2022”.

Na Casa Bocage, além da exposição permanente “Bocage – Polémico, Discutido, Genial” e da mostra documental e de material fotográfico do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, está ainda a temporária “As Memórias da Maçã”, com fotografias de José António Quintanilha, patente até 11 de junho.

Estas exposições, temporárias e de longa duração, podem também ser apreciadas nas comemorações, a 18 de maio, no Dia Internacional dos Museus, efeméride instituída pelo Conselho Internacional de Museus para destacar a importância destes espaços no novo paradigma de conhecimento.

As comemorações, este ano subordinadas ao tema “O Poder dos Museus”, reservam em Setúbal um programa especial de atividades para todos os públicos, igualmente de participação gratuita.

No Museu de Setúbal/Convento de Jesus, às 10h00 e às 14h00, realizam-se visitas sensoriais para crianças dos 6 aos 10 anos, com marcações pelo telefone 969 754 106 ou pelo correio eletrónico conventojesus@mun-setubal.pt.

Na Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, às 10h30, é lançado o recurso de exploração didática deste espaço, designado de “Storyboard Kids”, para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos e público escolar do primeiro e segundo ciclo do ensino básico.

Destaque neste Dia Internacional dos Museus é a apresentação, às 11h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de uma aplicação para dispositivos móveis dedicada a este espaço museológico, com vários recursos tecnológicos de vanguarda, incluindo realidade aumentada e língua gestual.

“Albarquel à vista” é a proposta de animação para os mais novos no Forte de Albarquel, em sessão com início às 14h30, com inscrições pelo telefone 265 537 880 ou pelo correio eletrónico museu.trabalho@mun-setubal.pt.

Já na Casa Bocage, às 10h30 e às 15h00, realizam-se visitas guiadas a este espaço no qual está também instalado o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, com marcações até 17 de maio pelos contactos 265 229 255 e casabocage@mun-setubal.pt.

Mais tarde, às 18h00, o Museu do Trabalho Michel Giacometti recebe a conversa “O Poder dos Museus – Lembrar os Insubmissos”, com o historiador e investigador setubalense Diogo Ferreira.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *