Cantinho da BicharadaDistrito de Setúbal

Setúbal aprova Regulamento de Saúde e Bem-Estar Animal

O projeto do Regulamento de Saúde e Bem-Estar Animal do Município de Setúbal, que integra, entre outras matérias, o regime especial de esterilização gratuita de animais de companhia de famílias carenciadas do concelho, foi aprovado esta quarta-feira em reunião camarária sem acesso ao público ou jornalistas.

O Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia do Município de Setúbal, criado pela autarquia, visa garantir, de forma gratuita, a esterilização de animais de companhia, cães e gatos, que pertençam a agregados familiares do concelho com dificuldades económicas, devidamente comprovadas pelo sistema de Segurança Social.

Os animais alvo deste regime especial têm de estar registados eletronicamente na plataforma SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia e possuir boletim sanitário com vacina antirrábica e licenciamento válidos, se elegível por lei.

O projeto de Regulamento de Saúde e Bem-Estar Animal do Município de Setúbal, que foi submetido a audiência escrita de diversas entidades e associações do concelho e a consulta pública para recolha de sugestões, define ainda o procedimento que os candidatos devem tomar para poderem beneficiar deste regime especial.

Além do regime especial de esterilização, o projeto do Regulamento de Saúde e Bem-Estar Animal do Município de Setúbal, que vai agora ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal, passa também a contemplar questões relativas ao exercício da atividade de circo e de números com animais.

Nessa matéria, o documento remete para o quadro legal, mais especificamente para a Lei n.º 20/2019, de 22 de fevereiro, que reforça a proteção dos animais em exibições circenses, nomeadamente quanto à detenção, e determina o fim da utilização de espécies selvagens.

Em vigor desde 2016, o Regulamento de Saúde e Bem-Estar Animal do Município de Setúbal pretende promover a saúde, o bem-estar dos animais e o controlo da respetiva população.

O documento, que fixa as regras do funcionamento do canil e gatil CROAC, disciplina as condições de alojamento, posse e circulação, as medidas destinadas a combater o abandono animal e a promover a adoção, assim como as ações de profilaxia e vigilância epidemiológica, de acordo com a legislação em vigor.

Além disso, regulamenta questões relativas a animais de companhia, incluindo animais perigosos ou potencialmente perigosos, a animais selvagens e a animais com fins pecuários, definindo-se o âmbito de intervenção municipal e a articulação com as demais entidades competentes.

 

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *