AgendaCulturaSetúbal

Setúbal | 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest arranca este sábado

Os ritmos jazzísticos estão de regresso a Setúbal de 12 a 27 de fevereiro na 11.ª edição do Círculo de Jazz Fest, evento que traz a diferentes espaços culturais da cidade um conjunto de concertos com vários projetos musicais.

O Círculo de Jazz Fest, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, reserva na programação deste ano mais de uma dezena de espetáculos, uns gratuitos, outros de entrada paga, a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi, na Casa da Cultura e na Sociedade Musical Capricho Setubalense.


O programa começa no dia 12 com um concerto de “aquecimento” na Casa da Cultura, às 21h30, a cargo dos Garfo, projeto musical liderado por Bernardo Tinoco, juntamente com João Almeida, João Fragoso e João Sousa, para apresentar composições originais do álbum de estreia. A entrada custa quatro euros.

A Casa da Cultura recebe ainda, a 19, às 11h00, um concerto pedagógico com os Dixit, formação clássica de jazz em que os instrumentos de sopro estão unidos na interpretação de temas deste género musical e do espetro da música tradicional do mundo, com ritmos portugueses e da América Latina. A entrada é livre.

Igualmente no dia 19, pelas 16h00, a mesma formação musical, a qual se apresenta com um elenco fixo formado por clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão, promove em arruada que passa por várias ruas da Baixa da cidade.

O programa deste ano do Círculo de Jazz Fest conta ainda, na Casa da Cultura, nos dias 26 e 27, às 15h00, com um workshop dinamizado pelo italiano Federico Pascucci, radicado em Portugal, que partilha experiências musicais. A participação tem o custo de dez euros.

No Fórum Municipal Luísa Todi, a programação do Círculo de Jazz Fest reserva seis concertos, o primeiro agendado no dia 16, às 21h00, com a Orquestra de Jazz de Setúbal a convidar Sofia Vitória para uma viagem musical com um reportório de músicas clássicas e modernas.

A principal sala de espetáculos setubalense recebe ainda, no dia 24, às 21h00, um Bernardo Moreira Sexteto, formação de Bernardo Moreira, João Moreira, Tomás Marques, Ricardo Dias, Mário Delgado e Joel Silva, para apresentação do mais recente trabalho, “Entre Paredes”, de homenagem ao guitarrista Carlos Paredes.

No dia seguinte, a 25, igualmente às 21h00, o Fórum Luísa Todi recebe um concerto de Federico Pascucci East Trio, projeto que traz a essência da música tradicional cigana e das sonoridades dos Balcãs e da Turquia para o contexto criativo do jazz, o qual conta com a participação especial de Zhivko Vasilev.

Segue-se, a 26, às 21h00 o Quinteto Luís Cunha, formação em que o trompetista, acompanhado de Nuno Costa, Óscar Graça, André Rosinha e André Sousa, apresenta o primeiro disco, “Faro Oeste”.

O último dia do Círculo de Jazz Fest conta com mais dois espetáculos no Fórum Luísa Todi, o primeiro, às 11h00, com o Quinteto Isabel Rato, para um concerto pedagógico, de entrada gratuita, que aborda as várias vertentes do jazz, do contexto político-social do aparecimento do género à sua evolução musical.

Mais tarde, às 21h00, é a vez de Kiko and The Refugees, de Kiko Pereira, António Mão de Ferro Jorge Filipe Santos, Carl Minnemann e João Cunha, para atuar com o convidado especial B.J. Cole na apresentação de “Threadbare”.

Os bilhetes para os espetáculos agendados para o Fórum Municipal Luísa Todi, à exceção do concerto pedagógico de Isabel Rato Quinteto, gratuito, custam dez euros, mas é possível adquirir um passe, de 30 euros, para as cinco atuações pagas naquela sala.

A 11.ª edição do Círculo de Jazz tem ainda dois concertos gratuitos na Sociedade Musical Capricho Setubalense, ambos com início às 23h00. No dia 25, o palco é do grupo Isabel Rato Quinteto, enquanto a 26 o projeto Fushi, de André Fernandes, Sara Badalo e Alexandre Frazão, toca o álbum de estreia.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

- publicidade -

Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.