PolíticaSaúdeSesimbra

Sesimbrenses queixam-se de não terem médico de família

Continuam os problemas na saúde. O SNS em Sesimbra tem estado a trabalhar com muitas dificuldades. Este é um concelho com mais de 50 mil habitantes, número que cresce na época alta, e como tal precisa de um maior investimento na saúde. Na Quinta do Conde, a maior e mais jovem freguesia do concelho de Sesimbra, existem 6 mil utentes sem médicos de família. Na totalidade do concelho, são 10 mil os utentes que não tem médico de família.

Estes utentes quando necessitam de tratamento tem de se deslocar a consultas de urgência na USF de Sesimbra (que acabou por fechar este serviço) ou irem ao Hospital. Um dos pedidos mais antigos não só da população de Sesimbra como de todos os que vivem no distrito é a construção de um novo Hospital no Seixal. Este equipamento também iria receber os doentes provenientes de Sesimbra.

Para além de mais médicos de família e uma nova USF na Quinta do Conde, as pessoas pedem meios de diagnóstico básico, como é o caso de aparelhos de raio-x. Para construir um novo centro de saúde na Quinta do Conde, graças aos fundos do PRR, será necessário um investimento superior a 2 milhões de euros. Muitas destas pessoas que não tem médico de família acabam por optar por um seguro de saúde, o que permite que tenham sempre consulta. O que acaba por apoiar o entupimento das urgências. A Junta da Quinta do Conde pretende arranjar uma solução para estas pessoas. A Junta e a Autarquia, que tem inscrito neste orçamento a criação de uma nova USF nesta localidade, tem apelado para mais e melhor saúde.

Este é um problema não só na Quinta do Conde, mas de todo o concelho. O centro de saúde, que é um dos locais que em Sesimbra está a dar vacinas contra a Covid-19, está a trabalhar sem condições. As pessoas queixam-se de não conseguirem marcar uma consulta. Num outro centro de saúde do concelho, na freguesia do Castelo, é possível marcar uma consulta em menos tempo (sensivelmente um mês mas é possível ser antes).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *