DesportoEntrevistaSesimbraTurismo

Sesimbra volta com a tradição da São Silvestre

A corrida de São Silvestre, que aconteceu em Sesimbra até meados da década de 70, voltou a acontecer no concelho. Esta corrida habitualmente acontecia no último dia do ano. Mesmo não se realizando todos os anos, a São Silvestre suscitava sempre muito interesse junto da população, que na noite de passagem de ano enchia as ruas para assistir à prova, bastante competitiva.

«Consideramos importante recuperar uma corrida que já aconteceu em Sesimbra. Dezembro é o mês das São Silvestres e tivemos de adaptar a data a um dia sem provas, pelo menos nos concelhos vizinhos», contou César Duarte, um dos organizadores desta prova. Quarenta anos depois, a corrida de São Silvestre voltou a decorrer na bela vila de Sesimbra. Os corredores puderam correr 10 quilómetros entre a Baía e a Serra da Arrábida.

Esta iniciativa, que costumava acontecer no último dia do ano, voltou a encher as ruas para verem os atletas a competirem e a se divertirem. A corrida aconteceu na noite do feriado do dia 8 de dezembro. O tiro de partida que iniciou a corrida foi dado às 18 horas, na Avenida da Liberdade (junto ao Pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra). Na última grande prova desportiva que o concelho de Sesimbra recebeu este ano participaram 300 atletas. Espera-se que no próximo ano este valor dobre.

Homens e mulheres de todas as idades deram as boas-vindas a esta corrida, que voltou a Sesimbra 40 anos depois da última prova. A animação era visível logo na partida, com muitos atletas a tirarem fotos para recordar o dia em que a histórica prova voltava a Sesimbra. Antes da corrida começar, os participantes realizaram um último aquecimento para poderem enfrentar da melhor forma as temperaturas mais baixas e os 10 quilómetros que compuseram esta São Silvestre.

O que também acompanhou os atletas quase desde o início da prova foi a chuva, que mesmo assim não abalou os ânimos. A correr ou a andar, necessário era participar. Miguel Pires, do OCS Arrábida Trail Team (38.49m), David Alfaiate, da Associação 20 Quilómetros de Almeirim (39.06m) e o sesimbrense Ricardo Parada, da DAP Trail Team (39.23m) foram os atletas mais rápidos. Em quarto lugar ficou o júnior Alexandre Parada. Já no feminino, as mais bem classificadas foram: Laura Grilo, do Clube de Praças da Armada (43.29m), a sesimbrense Sílvia Sousa, dos Javalis das Poças (50.28m) e Sónia Tecedor, do HL Runners Clube (50.43m). A equipa Javalis das Poças é oriunda de Sesimbra.

«Inscreveram-se cerca de 400 atletas, cremos ser um bom número para a primeira edição do século XXI. Estamos em crer que vai ser um sucesso e vamos fazer dela um hábito em Sesimbra», explicou César Duarte. Para garantir o bem-estar dos participantes na corrida de São Silvestre de Sesimbra, o transito foi cortado em várias artérias da vila, onde o estacionamento foi condicionado.

O público gostou bastante da volta da São Silvestre, que deu uma nova projeção a localidade. Esta corrida foi organizada pela associação Limited Edition Team, com apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *