MundoPaísPolíticaSesimbra

Sesimbra vai promover exercício de risco sísmico

O sismo que abalou a Turquia e a Síria tem feitos manchetes em todo o mundo e trazido de volta a sombra de 1775 a Portugal. O abalo, um dos maiores da história, destruiu inúmeras localidades (em Portugal e não só), incluindo Sesimbra. Mesmo tendo passado vários séculos desde este sismo de 9 na escala de Ritcher, ainda muitos não sabem o que se deve fazer numa situação como esta.

Sesimbra vai dinamizar um exercício de risco sísmico. O objetivo deste exercício pretende apresentar vários cenários de sismo e ver como o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil responderia ao mesmo. Durante o exercício, tanto o dispositivo municipal como os civis serão testados. O SISMEX 2023 vai acontecer na manhã do dia 1 de março e vai estar inserido nas comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil.

Este não é o primeiro exercício que pretende avaliar o risco de sismo em Sesimbra. Proteger-se debaixo de uma secretária de madeira, sair para a rua e afastar-se de prédios ou arvores que possam cair e ir para longe do mar (algo que ceifou inúmeras vidas no terramoto de 1775) são algumas das atitudes que devem ser tomadas durante um sismo. O SISMEX 2023 foi apresentado no Auditório Conde Ferreira pelo presidente da autarquia, Francisco Jesus, e o vereador com o Pelouro da Proteção Civil, Márcio Souza.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *