GastronomiaSesimbra

Sesimbra tem uma casta de uvas próprias

Sesimbra tem uma casta de uvas próprias e bastante saborosas. Esta uva, muito apreciada, esteve quase em extinção, mas voltou a ser cultivada. Um dos locais que está a ajudar na recuperação desta uva é a Vinha de Sampaio. Perto das hortas comunitárias (e do olival), que também ficam neste local, podem ser encontradas algumas das mais emblemáticas castas de uva do município, como é o caso do Moscatel Graúdo, Fernão Pires ou Castelão.

São um total de 3 mil videiras. Para além da preservação da casta Santa Isabel, e não só, a vinha está aberta a visitas guiadas e ações de formação e divulgação. Desde 2020 que está registada a marca Uva Santa Isabel Sesimbra. No início do século passado, a prática da vindima (especialmente na freguesia do Castelo, também apelidada de campo) era bastante habitual e quase todas as casas produziam o seu próprio vinho.

Este vinho era aberto em situações especiais, como é o caso do São Martinho ou da festa em honra do Nosso Senhor das Chagas. A Uva Santa Isabel Sesimbra tem várias curiosidades e uma forte ligação ao concelho. Esta nova marca registada (que não é a única concelhia) pretende contribuir para preservar e dar a conhecer ao grande público este produto local.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *