PaísSaúdeSesimbra

Sesimbra recebe estudo nacional sobre insuficiência cardíaca

Até ao dia 25 de novembro, o concelho de Sesimbra vai receber o estudo Portuguese Heart failure Observational Study – PORTHOS. O PORTHOS vai percorrer todo o país com o objetivo de ver quem tem problemas cardíacos e como é possível melhorar as políticas de saúde nesta área. Em Portugal existe uma elevada prevalência dos fatores de risco das doenças cardiovasculares.

A insuficiência cardíaca afeta cerca de 4% dos portugueses. Em 2030 este valor pode subir entre 50 a 70%. Este estudo é promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia a e pela AstraZeneca. Cerca de 254 habitantes das freguesias de Santiago e do Castelo vão fazer parte deste estudo. Na freguesia do Castelo, a unidade móvel está estacionada à frente da Igreja da Corredoura.

Para que tal estudo seja feito, estas pessoas, na casa dos 50 anos para cima, devem-se deslocar a um camião. Nesta unidade movel, equipada com os meios técnicos e humanos necessários para este trabalho, vão ser submetidos a vários testes e exames. Para que o estudo seja certeiro, os pacientes vão retirar sangue e fazer um ecocardiograma. Este estudo epidemiológico pretende conhecer, neste caso, a quantidade de pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca.

O aumento do índice de massa corporal está associado a um aumento do risco de insuficiência cardíaca. Os pacientes portadores de Insuficiência cardíaca devem ser classificados quanto à classe funcional. A abordagem a estes pacientes vai depender disto. Após este estudo ser concluído, será possível ter uma fotografia mais alta das necessidades que estas pessoas apresentam.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *