BrasilCrimeCulturaEconomiaEducaçãoFestas PopularesPaísPolíticaSaúdeSesimbra

Sesimbra prepara reunião com o governo devido ao futuro tribunal local

Na reunião autárquica, que aconteceu a 22 de fevereiro, os vereadores aprovaram a manutenção da Tabela Tarifária dos Serviços Urbanos a vigorar durante este ano e reforçaram as verbas usadas tanto para os transportes escolares e a animação e o apoio a família, também foram atribuídos subsídios ao movimento associativo para a dinamização de atividades. A tabela tarifária mantém-se desde 2015, mas quando olhamos para a fatura da água, muitas vezes o valor dela é inferior ao que se paga tanto em esgotos como de resíduos.

Em relação a verba para os transportes de crianças com dificuldades, a vice-presidente Felicia Costa explicou que «estamos a falar de uma atualização das verbas a transferir para os agrupamentos. O que fazemos é cumprir os mapas financeiros que recebemos do ministério da educação. A diferença entre o que recebemos e o que somos obrigados a assumir como despesas no orçamento é bem grande».

O município de Sesimbra vai ter que usar mais de 30 mil euros para fazer frente aos transportes e ao leite oferecido nas escolas. Devido a estes gastos, outro tipo de responsabilidades, como é o caso da pavimentação de ruas (na Quinta do Conde várias artérias estão a precisar de arranjos profundos), estão a ser deixadas para trás. A autarquia de Sesimbra vai ter, a partir de abril, competências no que toca ao apoio social às famílias. «Espero que estes reforços de competências não tirem capacidade de investimento às autarquias», espera o vereador Pólvora.

A reunião começou com o autarca Francisco Jesus a anunciar formalmente que será construído uma nova instituição de saúde que vai englobar os três concelhos da Arrábida (Sesimbra, Setúbal e Palmela). O secretário de estado da justiça, que se vai deslocar ao concelho na manhã do dia 3 de março, vai ter uma reunião com o autarca devido ao “futuro” tribunal municipal.

Existe um terreno (perto da Moagem de Sampaio) e um projeto para o mesmo, mas até ao momento a construção não avançou nem existe data para esta obra. Nesta reunião, que aconteceu após os festejos de Carnaval, ainda se falou sobre este festejo, que é um dos mais importantes do concelho. Os populares pedem, já para o próximo Carnaval, mais casas-de-banho ao longo da Avenida.

Mesmo com as casas-de-banho públicas em funcionamento durante parte da noite e os bares, muitos rapazes e raparigas foram apanhados a urinar na rua ou em direção a prédios e residências. Segundo as forças de segurança, só no domingo não existiram situações de desacatos (de diferentes graus) que levaram a que as autoridades fossem chamadas. «Mais uma vez, Sesimbra surpreendeu», disse o vereador Márcio Souza, que lamenta as situações de violência que aconteceram.

O vereador também lembrou as fortes chuvas que assolaram o estado de São Paulo. «Nunca tinha visto tanta gente junta em Sesimbra. Arrisco-me a dizer que superamos, em muito, os números das edições anteriores», congratulou, desta forma, o vereador Nélson Pólvora os organizadores do desfile dos Palhaços. Em princípio neste desfile estiveram presentes 10 mil pessoas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *