AgendaCulturaSesimbra

Sesimbra | ‘O Presépio Popular de Barro em Portugal’ em exposição no Núcleo Museológico

O Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes, Sesimbra, recebe no domingo, 28 de novembro, às 16h00, a inauguração da exposição ‘O Presépio Popular de Barro em Portugal’.

Segue-se uma ‘Conversa na Capela’ sobre a temática da exposição, com Isabel Maria Fernandes, diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães.

A exposição reúne um conjunto de presépios da autoria de conceituados barristas portugueses, representativos dos principais centros de produção: Barcelos, Gaia, Viseu, Mafra, Estremoz, Porto Santo, Fazamões e da região de Lisboa.

Os presépios expostos integram uma importante coleção privada, na qual se reúnem mais de 3mil peças de figurado português. Esta coleção tem vindo a ser exposta em Portugal e no estrangeiro e já deu origem à edição de um livro intitulado O Figurado Português: de Santos e Diabos está o Mundo cheio.

Isabel Maria Fernandes é doutorada em Idade Contemporânea pela Universidade do Minho e estudiosa da olaria e faiança portuguesas. Entre 1983 e 1999 foi Conservadora do Museu de Olaria de Barcelos (Câmara Municipal de Barcelos), sendo atualmente diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães (DRCN / MC).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *