CulturaSesimbra

SESIMBRA – Lançamento do livro do Prémio Científico 2017

Este sábado, 17 de Novembro, às 15h30, o Espaço Multiusos, na Fortaleza de Santiago vai receber a cerimónia de entrega do Prémio Científico Sesimbra 2017 e o lançamento do livro ‘Descobrindo o Manto: Decifrando a Paleta e a Técnica do Pintor Gregório Lopes com um Estudo Sobre a Pintura “Mater Misericordiae” de Sesimbra’, da autoria da investigadora Vanessa Henriques Antunes e da professora Marta Manso, vencedor da última edição do galardão.

O painel Nossa Senhora da Misericórdia, exposto no Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes, é uma das grandes obras da pintura portuguesa da primeira metade do século XVI, que marca o início de uma nova fase da obra do pintor régio Gregório Lopes.

A pintura foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro em 2014, o que possibilitou estudá-la materialmente pela primeira vez.

Segundo o resumo do livro, «este estudo permitiu a análise aprofundada desta pintura e o avanço do conhecimento sobre o seu estado de conservação, trazendo novos dados sobre as técnicas e materiais utilizados por este pintor, e contribuindo para o progresso do conhecimento cultural sobre o importante legado artístico da região de Sesimbra».

Estimular o desenvolvimento de projetos científicos relevantes para a preservação, recuperação e divulgação do concelho é o principal objetivo do Prémio Científico Sesimbra, criado em 2008.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *