CulturaEducaçãoFamososMundoPaísPolíticaSesimbra

Sesimbra juntou-se ás celebrações do centenário de Saramago

No foyer da Biblioteca de Sesimbra está ativa uma pequena exposição sobre a vida e a obra de José Saramago. É habitual que este espaço receba exposições temáticas regularmente. Uma das mais recentes aconteceu durante o encontro de Paleontologia que o concelho recebeu (link para a notícia: https://diariodistrito.pt/paleontologos-europeus-reunem-se-em-sesimbra/) e demonstrou a importância que os dinossauros tem para os mais novos.

No ano em que se assinala o centenário de nascimento do único escritor português premiado pela Academia Sueca com o Nobel da Literatura, a Biblioteca destaca a sua vasta obra literária (Saramago começou a escrever já com uma idade tardia) com uma seleção de documentos e de fotografias que estão expostas para todos aqueles que entram pela porta principal deste edifício.

Saramago é um dos maiores nomes da literatura mundial e no último ano existiram um vasto rol de iniciativas para assinalar este centenário. No dia do nascimento de José Saramago, várias escolas vão ler em simultâneo alguns dos principais textos do Prémio Nobel. Estas iniciativas, bastante variadas, aconteceram não só em Portugal, mas também no estrangeiro (Espanha foi um dos epicentros destas atividades). Para além dos livros, o centenário (que foi comemorado durante o último ano) foi passado com peças de teatro, dança ou música.

No centenário do nascimento do escritor, Costa e Marcelo Rebelo de Sousa lembraram o homem que se dedicou a descrever o desgoverno em que o mundo ia. Tanto em vida como na morte, que aconteceu em 2010, José Saramago continua a ser um nome polémico e reverenciado para os portugueses.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *