PaísSaúdeSesimbra

Sesimbra junta-se a campanha do Outubro Rosa

O concelho associou-se a campanha Outubro Rosa, que alerta para os perigos e a necessidade de um controlo habitual do peito. Este movimento nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado. O Outubro Rosa nasceu para inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro. O cancro da mama é o mais frequente e o mais mortal, especialmente para as mulheres.

Até ao fim do mês de outubro, o Auditório Conde de Ferreira está iluminado de rosa para consciencializar para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do cancro de mama. Em Sesimbra decorreu, nos dias 27 e 28 de outubro, a conferência A Vida e o Cancro– Que Percursos?. No Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, especialistas e público puderam partilhar as suas experiências em torno da temática do cancro.

Numa destas mesas de debate também se falou sobre o apoio à Oncologia Pediátrica. Bem perto de Sesimbra, em Lisboa, em frente do IPO existe um edifício residencial que recebe crianças e familiares que estão em tratamento no principal hospital oncológico do país. Os cuidadores dos doentes oncológicos também não foram esquecidos nesta conferência. Estas pessoas muitas vezes são obrigadas a deixar os seus trabalhos para poderem acompanhar os familiares aos médicos, mas ninguém acaba por cuidar deles.

O estatuto do cuidador informal foi aprovado, mas o valor económico baixo não paga o trabalho tido. Os participantes nesta conferência, desde o pessoal médico (como foi o caso de Rui Ribeiro, do Centro Hospitalar de Setúbal) a antigos doentes demonstraram que é possível sobreviver ao cancro. Nesta conferencia estiveram presentes responsáveis dos centros de saúde locais, da Fundação Champalimaud ou da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Normalmente as pessoas que em algum momento das suas vidas sofrem problemas oncológicos consideram que este é um problema para a vida. Um cuidado médico de perto, uma alimentação cuidada e a atividade física são vistas como bastante importantes. A aposta está na prevenção através da deteção precoce. A campanha Outubro Rosa terminou com três caminhadas bastante concorridas.

Estas caminhadas aconteceram durante o fim-de-semana nas três freguesias do concelho. No dia 30 de outubro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *