DistritoPaísSesimbra

Sesimbra ganhou mais habitantes na última década

- publicidade -

Os Censos, que demonstram que na última década a população portuguesa decresceu e envelheceu, apontam uma situação diferente para o distrito de Setúbal. De acordo com os Censos definitivos feitos em 2021, Portugal inverteu a tendência de crescimento que vinha tendo e agora somos 10.343.066 milhões a habitar em território português. No distrito de Setúbal houve, contudo, um crescimento.

Apenas o município do Barreiro perdeu população. Um dos concelhos do distrito que apresenta sinal positivo é Sesimbra. Para além de ser bastante atrativo para os turistas que o visitam todos os verões (estes são oriundos de Espanha ou de Inglaterra), o concelho vem ganhando cada vez mais habitantes. Este aumento pode ser visto em questões tão triviais como a recolha de lixo, que ficou bastante afetada no último verão.

A pandemia trouxe um aumento no número de residentes habituais. Algumas das pessoas que já aqui tinham casa de férias ou de fim-de-semana decidiram tornar a sua estadia permanente para assim fugirem da azáfama das cidades, como é o caso de Lisboa. O concelho na última década passou dos 49.500 para 52.384 habitantes. Houve um crescimento de 5,83%. Relativamente ao nº de agregados, alojamentos e edifícios o concelho de Sesimbra registou uma variação positiva em todas as variáveis com percentagens muito superiores à média nacional.

Sesimbra está a apostar no aumento da qualidade de vida dos seus cidadãos e no desenvolvimento económico (é um dos que tem uma menor taxa de desemprego na AML mas também é dos que recebe menos). Um crescimento que o executivo local pretende que seja sustentável (ver noticia associada: https://diariodistrito.pt/primeiro-ano-de-mandato-marcado-por-varios-projetos/).


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *