EducaçãoMundoSesimbraTurismo

Sesimbra fará parte da Missão da União Europeia Adaptação às Alterações Climáticas

O presidente começou esta reunião a fazer um balanço da Passagem de Ano que mesmo com alguma instabilidade atmosférica teve uma boa moldura humana. Esta festa foi descrita como espetacular. Durante o Réveillon, houve uma equipa com um médico e um enfermeiro que ajudou a poupar nas deslocações dos meios de socorro urgentes a localidade. Também avisou que a redução do IMI para famílias e empresas apenas vai estar ativa em 2024. «Esta não é de todo uma boa noticia», disse Francisco Jesus. O autarca terminou demonstrando o seu desagrado com o atraso nas obras da escola Rodrigues Soromenho, que estão paradas quase há um ano.

Na primeira reunião da Câmara Municipal de Sesimbra do ano, os vereadores aprovaram a Missão da União Europeia Adaptação às Alterações Climáticas; aceitaram a prorrogação do prazo para a transferência de competências da Administração Central no domínio da Ação Social (quatro técnicos vão apoiar as pessoas que recebem RSI) e a submissão das candidaturas das praias do Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo e Lagoa de Albufeira à Bandeira Azul da Europa’2023.

A transferência de competências é uma das matérias que coloca os vereadores eleitos pelo PS e pela CDU em polos opostos. «Todos os autarcas, de norte a sul do país, defendem o processo de descentralização para as respetivas localidades», lembrou Francisco Jesus. O vereador Miguel Fernandes aproveitou para lembrar a atual greve dos professores, e não só. O eleito pelo PS afirmou que alguns diretores de escolas “ameaçaram” os funcionários não docentes que caso faltassem a um dos períodos para se juntarem às manifestações iriam ter falta justificada para todo o dia. O que coloca em causa o direito de greve inscrito na Constituição.

«Está-se a gerar um clima de incerteza que não abona nada de positivo ao bom funcionamento escolar». Também se questionou se existe alguma novidade sobre as obras de ampliação que a escola Michele Giacometti está a precisar urgentemente. Esta escola está sobrelotada. «Não temos informações nem sobre a escola secundária nem sobre a ampliação da Michele Giacometti», esta é a informação que o autarca tem.

O vereador Márcio Souza alertou para a falta de civismo existente com lixo de obras na Serra da Arrábida. A colocação deste lixo costuma ser feita a noite. O vereador recordou que o aterro do Zambujal era o lugar para onde muitos destes resíduos eram enviados. «Se fosse cumprida a licença, penso que não haveria problema nenhum em se manter. Todos nós sabemos os resultados que deram», disse o presidente Francisco Jesus sobre o aterro do Zambujal. Este processo será julgado em tribunal a 14 de fevereiro.

Em relação a esta questão dos resíduos, o vereador José Polido concordou que existem alguns prevaricadores, mas também defendeu os esforços que a autarquia tem feito para tentar amenizar estas situações. «Foi uma vergonha o que se passou na época natalícia no nosso concelho», lamentou José Polido em relação ao excesso de lixo fora dos contentores. Para além da cidadania, os vereadores também apontam ao fraco serviço apresentado pela Amarsul.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *