EconomiaMotorPolíticaSesimbraTurismo

Sesimbra e o problema da falta de estacionamento

A falta de estacionamento foi sempre um dos grandes problemas da vila de Sesimbra. Nas épocas do ano mais concorridas, como é o caso do Carnaval ou do Verão, muitos automobilistas são obrigados a deixar o carro na parte alta e fazer o resto do caminho a pé. Já outros optam por chegar a Sesimbra de transportes públicos. A falta de estacionamento, especialmente perto de grandes espaços comerciais, atira os moradores para longe dos seus lugares de residência.

A falta de estacionamento tem afastado tanto moradores como visitantes. O fato de Sesimbra ser uma vila pequena, com ruas estreitas e sinuosas, é vista como uma dificuldade quando apenas se quer estacionar. Com as pessoas que vão a alguma das lojas a estacionar nos lugares que eram reservados para os moradores, estes acabam por ser obrigados a estacionarem em ruas adjacentes e menos movidas.

Uma boa parte do estacionamento na vila é pago e os moradores podem adquirir um cartão que ao colocarem no carro permite ter lugar disponível. Em toda a vila existem 1150 lugares de estacionamento (geridos pela autarquia ou empresas da especialidade). Para amenizar este problema, levantado por muitos, foi inaugurado um novo estacionamento.

Um novo parque de estacionamento para Sesimbra

No edifício Turim (que oferece apartamentos turísticos), em frente à Praia do Ouro, foi inaugurado um estacionamento com um total de 350 lugares cobertos. Destes, mais de 270 serão direcionados para o público. Este é um estacionamento subterrâneo. Para divulgar este equipamento junto do tecido económico local, a Telpark criou uma caixa com cinco vales de utilização diária e 50 vales de uma hora que serão distribuídas por comerciantes que poderão os oferecer aos seus clientes.

Muitos dos habitantes defendem um estacionamento gratuito na vila, mas mesmo pagando este é um assunto difícil. Este novo parque de estacionamento disponível na vila é visto como uma mais-valia que vai ajudar na mobilidade tanto dos seus cidadãos como dos visitantes. O estacionamento da Praia do Ouro tem seis andares e a entrada é feita pela Avenida dos Náufragos.

Com este novo estacionamento, cada lado da marginal passa a ser servido de um local onde é possível estacionar o carro enquanto vai à praia ou comer num dos vários restaurantes. O próximo objetivo do autarca Francisco Jesus é «avançar para o que falta para estacionamento e reabilitação urbana, que é o eixo da Avenida da Liberdade».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *