Sesimbra

Sesimbra dinamiza projeto de prevenção da pobreza infantil

O Centro Comunitário da Quinta do Conde e a Câmara Municipal de Sesimbra vão dinamizar CLDS 4G SESIMBRA | FAMÍLIA+, um projeto de âmbito concelhio que se inicia este ano e prolonga-se até agosto de 2023.

O objectivo é reforçar e melhorar as respostas de proximidade às famílias e crianças em situação de maior vulnerabilidade económica e social.

No essencial, o FAMÍLIA + foca-se nos agregados de baixos rendimentos com crianças, através de processos de qualificação das famílias e desenvolvimento de competências e de aconselhamento em situação de crise, de informação e formação sobre os seus direitos de cidadania, igualdade de género e participação cívica.

Centra-se ainda na mediação dos conflitos, com particular ênfase nas famílias com crianças, em articulação com as equipas que já intervêm no território, partilhando competências para promover a proteção e a promoção dos direitos das crianças e jovens.

Aposta também em estilos de vida saudáveis e na integração de crianças e jovens na comunidade, através da participação destes em ações nos domínios da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

Entre estas contam-se, por exemplo, visitas à natureza e ao património, workshops, atividades culturais, desportivas e lúdico-pedagógicas, ações de desenvolvimento motivacional e de capacitação.

A coordenação está a cargo do Centro Comunitário da Quinta do Conde, em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra. Para além destas entidades envolverá outros parceiros estratégicos, por forma a criar uma rede de trabalho de proximidade com as famílias, em especial, nas zonas mais isoladas e deprimidas do concelho.

Orçado em cerca de 385 mil euros, o FAMÍLIA + é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo de uma candidatura apresentada ao Portugal 2020, e será acompanhado pelo Instituto da Segurança Social.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *